Página inicial > Últimas Notícias > Reitores das IFES da Paraíba vão encaminhar documento ao Ministério Público
cortes

Reitores das IFES da Paraíba vão encaminhar documento ao Ministério Público

Decisão foi tomada em encontro realizado nessa quinta-feira na sede do IFPB

• Publicado: Sexta, 17 de Mai de 2019, 15h00

Um documento detalhando o impacto que o corte de quase R$ 100 milhões das verbas discricionárias vai causar nas instituições federais de ensino superior (IFES) paraibanas será encaminhado nos próximos dias ao Ministério Público Federal, bem como à bancada federal da Paraíba em Brasília.

A decisão foi tomada pelos reitores Vicemário Simões, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Margareth Diniz, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Nicácio Lopes, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em encontro realizado nessa quinta-feira, 16, na sede do IFPB, em João Pessoa.

A ideia é atuar de forma conjunta, sensibilizar as autoridades e pressionar o Ministério da Educação a fim de que se cancele o bloqueio no orçamento, que chega a R$ 29 milhões no caso da UFCG, R$ 44 milhões na UFPB e R$ 20 milhões no IFPB. Se nada mudar, a previsão é que o funcionamento das instituições fique comprometido a partir de setembro.

O corte atinge diretamente os recursos destinados às despesas de custeio, como água, energia elétrica, telefonia, serviços de segurança, limpeza, além de bolsas de monitoria, extensão e de iniciação científica.

Assunto(s): cortes