Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa da UFCG estimula tombamento de bens ecoturísticos em Pernambuco
Início do conteúdo da página
meio ambiente

Pesquisa da UFCG estimula tombamento de bens ecoturísticos em Pernambuco

 Audiência pública será realizada nesta quarta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, na Câmara Municipal de São José do Egito

  • Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 12h00

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste 5 de junho, uma ação oriunda de uma pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi a responsável por articular uma importante iniciativa sustentável na cidade pernambucana de São José do Egito: uma emenda à Constituição Municipal para inclusão de bens ecoturísticos no rol de áreas protegidas da região. A audiência pública para debater o tombamento dos bens como patrimônio cultural de São José do Egito acontecerá nesta quarta-feira, dia 5, às 9h, na Câmara Municipal.

 

A audiência pública é o desdobramento de uma ação da pesquisa “Bens ecoturísticos e serviços ecossistêmicos como instrumentos de Educação Ambiental na articulação pelo desenvolvimento sustentável em São José do Egito/PE”, do estudante Alex Bruno da Silva Farias, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Patos da UFCG.

 

Durante a iniciativa, alunos e professores de escolas municipais e líderes locais tiveram aulas sobre os principais bens culturais de São José do Egito, tiveram a oportunidade de observar potenciais ecoturísticos da região e refletir sobre a proteção desses ativos na cidade. Os alunos se envolveram com a causa e criaram poesias, cartazes, faixas, maquete e uma petição pública, que deu origem à audiência pública.

 

A ideia é emendar a Lei Orgânica Municipal, incluindo o Beco de Laura, a Capela de São Pedro, a Serra Preta, e o sistema hidrográfico Rio do Mulugu e suas inscrições rupestres no rol das áreas de preservação permanente de São José do Egito. A petição ainda defende a proibição para atividades que contribuam para descaracterização dos bens.

 

Para o professor Veneziano Guedes de Sousa Rêgo, orientador da pesquisa, a iniciativa relaciona os fenômenos de deterioração do meio ambiente com as suas causas no âmbito dos processos sociais, ampliando de um lado a consciência ecológica e do outro a ação coletiva pelo bem comum. “Os frutos dessa ação ajuízam o porquê de a sociedade nutrir tão real sentimento de pertença pela instituição, de identificar-se com ela e com o seu papel de esperança e melhoria da qualidade de vida em médio e em longo prazo”, resume.

 

A petição que deu origem à audiência pública que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 5, pode ser assinada e compartilhada neste link.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): meio ambiente
Fim do conteúdo da página