Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto une UFCG e Universidade de Exeter no estudo de secas e alagamentos
Início do conteúdo da página
desastres

Projeto une UFCG e Universidade de Exeter no estudo de secas e alagamentos

Pesquisa pretende guiar decisões do poder público no sentido de minimizar danos na cidade de Campina Grande

  • Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 10h15

Em meio a notícias sobre alagamentos, deslizamento de encostas e desabamentos causados pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias, em várias cidades do Nordeste, um projeto da Universidade de Exeter, da Inglaterra, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pretende guiar decisões e ações do poder público no sentido de minimizar os danos causados por estes e outros tipos de desastres na cidade de Campina Grande.

 

Na tarde desta terça-feira, dia 18, pesquisadores das duas universidades e representantes da Prefeitura Municipal de Campina Grande irão se reunir na sede do Sebrae para discutir os desafios atuais e estratégias para o enfrentamento destas questões.

 

Denominado Planejeee (Planeje Eventos Extremos), o projeto é uma iniciativa da pesquisadora Priscila Barros Ramalho Alves, mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela UFCG, que atualmente cursa doutorado na Universidade de Exeter, sob orientação dos professores Slobodan Djordjevic e Akbar Javadi.

 

A tese da pesquisadora discute aspectos sobre secas e alagamentos, multi-desastres, modelagem adequada de extremos, pessoas mais vulneráveis e estratégias para a mitigação de danos. Estudos anteriores da cientista já indicavam que grande parte do território de Campina Grande é caracterizada por áreas com média e alta susceptibilidade a alagamentos, havendo recorrência de inundações na área urbana, principalmente no período de chuvas intensas e concentradas, trazendo consequências negativas para a população.

 

“Os casos de alagamentos e escassez hídrica de Campina Grande estão sendo integrados através de uma abordagem espacial e participativa, por meio de disponibilização de dados, análise e participação de workshops, questionários e entrevistas”, esclarece Priscila, que desde o dia 15 de maio coordena uma pesquisa de campo, coletando dados com especialistas, autoridades e moradores da cidade.

 

“Uma equipe com cerca de 10 alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil da UFCG foram selecionados para auxiliar na abordagem participativa. O laboratório de Hidráulica II da UFCG, nas pessoas dos professores Iana Alexandra Alves Rufino e Carlos de Oliveira Galvão, tem apoiado todo o trabalho de campo com estrutura e equipamentos. O projeto internacional tem estreitado a colaboração entre as universidades”, comemora.

 

Até o momento, 171 cidadãos já contribuíram com a pesquisa, através da aplicação de questionários e entrevistas realizadas em áreas de risco a alagamentos e falta de água da cidade.

 

O projeto Planejeee, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma atividade do Centro de Sistemas Hídricos (Centre of Water Systems) da Universidade de Exeter).

 

Mais detalhes do projeto podem ser encontrados no site www.planejeee.com.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): desastres
Fim do conteúdo da página