UFCG e universidade britânica desenvolvem modelo ecossistêmico para a Caatinga
Pesquisa será tema de palestra na próxima semana em Campina Grande
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) receberá na próxima semana a visita de pesquisadores da Universidade de Reading, do Reino Unido. Na programação, além de visitas a laboratórios, uma palestra sobre um modelo ecossistêmico para a Caatinga que está sendo desenvolvido pela universidade britânica em parceria com a UFCG, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e a Embrapa.
A palestra, agendada para as 10h da próxima quarta-feira, dia 3, no auditório da Biblioteca Central, será proferida pela professora Anne Verhoef, especialista em física do solo e micrometerologia, com experiência em modelagem de processos de superfície/solo-vegetação-atmosfera para investigação da transferência de calor, água e gases em diversos ecossistemas.
O projeto Nordeste visa colaborar com o entendimento da dinâmica ecossistêmica da Caatinga, através do estabelecimento de uma rede de parcelas permanentes de estudo, similar à existente para florestas tropicais úmidas, possibilitando monitoramento de estrutura e dinâmica da biomassa, além das respostas de curto de longo prazo às mudanças globais.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais