Projeto da UFCG distribui composto orgânico para a comunidade
Material pode ser usado em jardinagem, hortaliças e árvores frutíferas
O projeto Compostagem e vermicompostagem de resíduos orgânicos, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), distribui, gratuitamente, há mais de dez anos composto orgânico para a comunidade em geral. O material pode ser usado em jardinagem, hortaliças e árvores frutíferas.
Coordenado pela professora Luiza Cirne, da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, o projeto conta, atualmente, com a colaboração de oito alunos bolsistas e voluntários dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, sendo deste último, alunos responsáveis pelo sistema de monitoramento da temperatura e umidade para controlar o surgimento de patógenos.
O composto é produzido através com material da varrição do campus sede e conta com folhas, pequenos galhos, esterco e material de jardinagem. “Nosso objetivo é desenvolver essa metodologia rústica para ressaltar a importância do tratamento biológico de resíduos orgânicos que estão no nosso meio urbano e rural. Através do projeto, queremos demonstrar a possibilidade de tratamento destes resíduos que vão para os aterros, mas que podem ser reaproveitados. E também inspirar as pessoas a criarem suas hortas e jardins até como tratamento terapêutico”, ressalta a professora.
Em 2018, foram produzidos e entregues 3.600 kg de composto orgânico para agricultores assistidos pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER/PB) e para membros da comunidade em geral. Neste primeiro semestre de 2019, já foram entregues 1.027,5 kg e a a procura vem aumentando, de acordo com a professora Luiza Cirne.
Os interessados em receber gratuitamente o material podem agendar a retirada do composto por meio do telefone (83) 2101.1188. É necessário levar um saco de estopa, um balde ou qualquer outro recipiente, para poder transportar o material.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais