Página inicial > Últimas Notícias > Programação descentralizada é marca do Festival Internacional de Música de CG
10º FIMUS

Programação descentralizada é marca do Festival Internacional de Música de CG

Além do teatro, concertos acontecem em lugares bastante diversos, como colégios, igrejas, museu e até hospital

• Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 15h30
imagem sem descrição.

A 10ª edição do Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS), que prossegue até o próximo domingo, dia 14, tem como destaque a descentralização das apresentações. Além do Teatro Municipal, que conta com peças musicais todas as noites e concentra a maior parte da programação, também são realizados concertos em lugares bastante diversos, como colégios, igrejas, museu e até hospital.

Na noite da terça-feira, dia 9, por exemplo, o festival promoveu o Encontro de Corais na Igreja Matriz da cidade de Cabaceiras, com apresentações do Coro Loiret’s Singers, da França, Gesang ohne Grenzen, da Suíça, e do Coro de Câmara de Campina Grande. Já nessa quarta, dia 10, o Loiret’s Singers (foto acima) apresentou-se na Ala Oncológica Pediátrica do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande.

Veja aqui um trecho da apresentação.

Para a manhã desta quinta, dia 11, estão programadas duas apresentações simultâneas: uma no Colégio Estadual da Prata, com o Grupo Cordas & Sopros, outra no Instituto dos Cegos de Campina Grande, com o violonista Daniel Barroso. Ambas as apresentações têm início às 10h.

Na tarde da sexta-feira, dia 12, o Mosteiro Santa Clara, em Campina Grande, receberá a apresentação da Camerata UFCG (foto abaixo) , que executará, sob a regência do professor Luís Passos, obras de Handel, Boccherini, Mozart, Vivaldi e Dvorak.

“Faz parte de nossa contrapartida social a realização de concertos gratuitos em locais acessíveis ao grande público. É uma forma de retribuir à sociedade o apoio que recebemos para a realização do evento e de levar boa música a uma quantidade cada vez maior de pessoas”, explica o coordenador artístico, Vladimir Silva.

Ao longo dos 10 anos de realização, o festival vem descentralizando as apresentações musicais. Já realizou concertos nas cidades de Areia, Patos, Pocinhos e Remígio. Em abril deste ano, foi ainda mais longe: promoveu o primeiro FIMUS Europa, em Lisboa. “A ideia é realizar o evento a cada dois anos. E a segunda edição já tem data marcada: acontecerá na Suíça, nas cidades de Basel e Berne, em maio de 2021”, adiantou o coordenador.

10ª edição

A 10ª edição do Festival Internacional de Música de Campina Grande homenageia o músico paraibano Jackson do Pandeiro, que se estivesse vivo celebraria 100 anos em agosto. O evento, que começou na sexta-feira, dia 5, é uma realização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e da Affins Produções.

Confira a programação completa no site do evento:  https://www.fimus.art.br/

Assunto(s): 10º FIMUS