Página inicial > Em dia > CNPq lança chamada para Centro de Sínteses
ciência e política

CNPq lança chamada para Centro de Sínteses

Está aberta a primeira chamada para projetos do Centro de Síntese em Biodiversidade e SinBiose Serviços Ecossistêmicos -, um novo programa de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Lançado em 2018, a missão do SinBiose é produzir sínteses de dados e conceitos de elevado padrão internacional, com ênfase em projetos relacionados com problemas atuais em biodiversidade e serviços ecossistêmicos, levando a resultados socialmente relevantes. A proposta é que o Centro atue como intermediário entre ciência e política, auxiliando no desenvolvimento de cenários, estratégias e soluções para a área, e na identificação de lacunas de conhecimento e problemas ambientais emergentes.

O objetivo da Chamada CNPq/MCTIC nº 17/2019 é selecionar projetos interdisciplinares e inovadores, que demonstrem aderência ao conceito de Síntese Científica e contribuam para a missão do SinBiose. O prazo de submissão de propostas é até 27 de setembro de 2019.

Os temas de interesse do SinBiose são bastante diversos, abrangendo a área de Biodiversidade de Serviços Ecossistêmicos. Para essa chamada, foram selecionadas algumas linhas temáticas relevantes, mas outras linhas de pesquisa podem ser propostas, desde que mantido o foco na área de biodiversidade e serviços ecossistêmicos.

São exemplos de linhas de pesquisa de interesse do SinBiose:

- Vetores diretos e indiretos de transformação e vulnerabilidade dos ambientes;

- Bioindicadores de integridade dos ecossistemas;

- Estratégias de gestão e manejo de recursos naturais e paisagens;

- Serviços ecossistêmicos e suas relações com o sistema econômico e o bem-estar humano;

- Identificação, avaliação e modelagem de geração, manutenção e distribuição da biodiversidade;

- Prioridades e técnicas de conservação, restauração e recuperação de recursos naturais e serviços ecossistêmicos.

Sobre as propostas

Os projetos terão o valor máximo de financiamento de R$ 500 mil para itens de custeio e bolsas de pos-doutorado. A duração dos projetos será de 24 meses, durante os quais as equipes de pesquisa devem se reunir presencialmente para desenvolver a pesquisa de forma colaborativa.

As reuniões serão realizadas, preferencialmente, em Brasília e devem ser organizadas em conjunto com a Gerência de Projetos do SinBiose no CNPq. A estimativa é três reuniões presenciais, com duração aproximada de uma semana cada. O orçamento do projeto deverá ser elaborado de forma a cobrir as despesas das reuniões.

As propostas não devem prever atividades de coleta de dados, as análises devem ser desenvolvidas em cima de dados já disponíveis.

Informações detalhadas sobre os projetos estão disponíveis neste vídeo. Chamada na íntegra, na página da Chamada no site do CNPq.

(CNPq)

Assunto(s): ciência e política