Página inicial > Em dia > Prazo de recursos para gestantes, deficientes e inclusão de nome social termina nesta sexta-feira, 27
enade

Documentação será reavaliada e resultado será liberado a partir de 1º de outubro

Os estudantes que fizeram a solicitação de atendimento diferenciado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 e tiveram o pedido negado podem pedir recurso. O prazo vai até às 23h59min desta sexta-feira, 27 de setembro. Entram nesses casos, por exemplo, pessoas com deficiência física, gestantes e quem optou por inclusão de nome social.

Para isso, os candidatos devem enviar novos documentos pelo Sistema Enade. O resultado dos recursos será divulgado a partir de 1º de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado Ministério da Educação (MEC).

O Inep faz três tipos de classificações. O atendimento especializado destina-se a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia. Já o específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos ou pessoa com outra condição específica.

Existe ainda o atendimento por nome social. Podem solicitar pessoas que se identifiquem e queiram ser reconhecidas socialmente em consonância com sua identidade de gênero.

Edição

O Enade de 2019 vai avaliar os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

O objetivo do exame é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, bem como o desenvolvimento de competências para a formação geral e profissional, e a atualização do estudante em relação à realidade brasileira e mundial.

Questionário

Os coordenadores de curso devem orientar os estudantes inscritos no Enade 2019 a responder ao Questionário do Estudante, prazo que vai até 21 de novembro. O documento faz parte do processo avaliativo e o seu preenchimento é obrigatório. O estudante que não responder ao questionário ficará em situação de irregularidade junto ao Enade e, ainda que cumpra todas as demais obrigações do exame, não conseguirá colar grau.

(MEC)

Assunto(s): enade