Página inicial > Em dia > Inscrições para exame do primeiro semestre acabam nesta quinta, 28
celpe-bras

Inscrições para exame do primeiro semestre acabam nesta quinta, 28

As inscrições do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2019/1 se encerram às 23h59min desta quinta-feira, 28 de março. Os interessados em comprovar proficiência em português devem se inscrever exclusivamente pelo Sistema Celpe-Bras. Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o exame em 107 postos do Brasil e exterior, entre 28 e 30 de maio.

Já o pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até sexta-feira, 29 de março. O posto aplicador estabelece a cobrança e o valor. A taxa de inscrição não pode ultrapassar R$ 200, nos postos credenciados no Brasil; e de USD 100, nos postos do exterior. É responsabilidade do participante verificar a situação da sua inscrição pelo Sistema Celpe-Bras. Após a homologação da inscrição o próprio posto aplicador agendará o dia e horário da parte oral da prova.

Inscrições – Durante a inscrição, o participante escolhe o país e o posto aplicador onde pretende realizar as provas. Há, entretanto, um limite de vagas definido pelo próprio posto, divulgado no anexo do Edital do Celpe-Bras. Não é permitido realizar o Exame em local diferente do escolhido na inscrição. Caso o posto aplicador já tenha atingido o limite de vagas disponibilizadas para a edição, o sistema bloqueará novas inscrições para aquele endereço.

O participante deve ficar atento ao processo de homologação, que garante sua inscrição no Exame. Na Página do Celpe-Bras, no Portal do Inep, estão listados todos os postos aplicadores e seus respectivos contatos. Para fazer a inscrição, é necessário informar o número de passaporte ou documento de identificação válido no país de realização do Exame.

Celpe-Bras

O exame para obtenção do Celpe-Bras é aplicado anualmente, em duas edições, no Brasil e no exterior. O público-alvo são estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não é a Língua Portuguesa. O Celpe-Bras é o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. O Inep é responsável pela aplicação, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e na difusão da Língua Portuguesa.

Acesse a Página do Celpe-Bras.

Acesse o Edital do Celpe-Bras.

(MEC)

Assunto(s): celpe-bras