Página inicial > Em dia > MP contesta projeto que acaba com cotas raciais nas universidades
ensino superior

MP contesta projeto que acaba com cotas raciais nas universidades

Na última semana, uma Nota Técnica, assinada conjuntamente pela Procuradoria do Cidadão e pelo Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), foi enviada ao Congresso Nacional contestando um Projeto de Lei da deputada federal Dayane Pimentel (PSL-BA). A deputada pede que seja alterada a legislação que permite o acesso, via cotas raciais, a instituições públicas de ensino superior.

`As ações afirmativas são importante instrumento de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial no Brasil, constituindo medidas positivas imprescindíveis para viabilizar o acesso mais igualitário à universidade pública, em caráter de verdadeiro mandamento constitucional`, diz o documento da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.
Segundo a PGR, de autoria da deputada federal Dayane Pimentel (PSL/BA), o projeto legislativo pretende revogar a Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Na prática, a medida suspende o acesso, via cotas, de negros e pardos a instituições públicas de ensino.
Para a PFDC e o GNDH, o princípio da igualdade estabelecido pela Constituição em seu artigo 3º - ao vedar os preconceitos de raça, sexo, cor, idade, e outras formas de discriminação - `não pode ser visto como um empecilho para a instituição de medidas que favoreçam grupos e segmentos que são costumeiramente discriminados`.

`A Constituição de 1988 insere-se no modelo do constitucionalismo social, no qual não basta, para observância da igualdade, que o Estado se abstenha de instituir privilégios ou discriminações arbitrárias. Pelo contrário, parte-se da premissa de que a igualdade é um objetivo a ser perseguido através de ações ou políticas públicas, que, portanto, demanda iniciativas concretas em proveito dos grupos desfavorecidos`, diz o documento.

`Favorecer`

A própria Constituição, continua a afirmar a nota, consagrou políticas de ação afirmativa em favor de segmentos sociais em situação de maior vulnerabilidade.

`É neste sentido que o legislador brasileiro, nas diversas esferas da Federação, vem promovendo inúmeras políticas de ação afirmativa em favor de grupos mais vulneráveis ou estigmatizados - em áreas variadas, como acesso ao mercado de trabalho e às candidaturas nas eleições proporcionais, por exemplo`, defendem.

O documento diz que tratar as pessoas como iguais pressupõe muitas vezes favorecer, por meio de políticas públicas, aquelas em situação de maior vulnerabilidade social.

`Assim, os poderes públicos passam a ter o dever de intervir nas relações sociais, a partir de políticas que objetivam assegurar a todos a igualdade de oportunidades no acesso aos bens essenciais`, diz o texto.

(Gazeta do Povo)

Assunto(s): ensino superior