Página inicial > Em dia > Atendimento especializado no Enem 2019 deve ser requerido até 17 de maio
exame

Atendimento especializado no Enem 2019 deve ser requerido até 17 de maio

Os candidatos que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 poderão solicitar atendimentos especializados e específicos até 17 de maio. O acolhimento individualizado não se restringe a gestantes, deficientes físicos, idosos e lactantes.

Poderão ser contempladas com atendimento especializado pessoas com:

- baixa visão;

- cegueira;

- visão monocular;

- deficiência física;

- deficiência intelectual (mental);

- surdez; surdocegueira;

- dislexia;

- déficit de atenção;

- autismo;

- discalculia (pessoa que possui pouca habilidade em compreender e manipular números).

Como participar

Os alunos devem informar, no ato da inscrição, qual auxílio necessitam. É possível pedir uma hora a mais para resolver questões.

Além de comprovar as necessidades especiais por meio de laudos médicos, os candidatos recebem ligações dos funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) após a solicitação e o encerramento do prazo das inscrições para confirmar o auxílio requerido e a necessidade de tempo extra dependendo do tipo e do grau da deficiência.

Para os solicitantes deste tipo atendimento, o Ministério da Educação (MEC) oferecerá:

- provas em braile;

- tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras);

- provas com letras ampliadas e super ampliadas;

- guia-intérprete para pessoas com surdocegueira;

- auxílios para leitura e transcrição;

- leitura labial; tempo adicional;

- sala de fácil acesso e mobiliário acessível.

Para gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar — aqueles que têm o seu processo de escolarização no interior de uma instituição hospitalar e que está na condição de estudante internado para tratamento nos dias de prova —, os recursos serão oferecidos conforme as necessidades do inscrito.

A lactante, por exemplo, poderá levar para o local de prova um acompanhante responsável por cuidar do seu filho entre os períodos em que ela não estiver amamentando. Os estudantes em classe hospitalar poderão fazer o exame no seu ambiente de tratamento.

O Inep tem aprimorado os atendimentos diferenciados e específicos para os estudantes. Em 2017 e 2018 foram aprovadas 41.284 e 29.954 solicitações de atendimentos especiais, respectivamente, bem como 16.986 e 11.881 pedidos para acompanhamentos específicos e 306 e 251 tratamentos pela diferença de gêneros.

As inscrições do Enem 2019 estão abertas e podem ser feitas até às 23h59min de 17 de maio.

Confira o edital do Enem 2019.

(MEC)

Assunto(s): exame