Página inicial > Em dia > Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Física e Astronomia encaminha carta aberta ao presidente da Capes
cortes

“Cortes de bolsas realizados sem aviso prévio prejudicam sobremaneira o planejamento que realizamos, descumprindo os termos de concessão celebrados entre a Capes e nossas universidades”, alerta o documento

Leia na íntegra:

Prezado Dr. Anderson Correia,

Nós, Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Física e Astronomia, fomos surpreendidos pelo intempestivo corte de cotas de bolsas que não estavam atribuídas no mês de abril. Entendemos o grave momento por que passa a economia brasileira e a necessidade de otimização do orçamento. Já há alguns anos, temos realizado diversos ajustes de modo a preservar a qualidade da pós-graduação brasileira.

A existência da Capes é justificada pela importância do sistema de pós-graduação para permitir o pleno desenvolvimento e geração de bem estar em nosso país. Do mesmo modo, os programas de pós-graduação contam com a agência como sua principal fonte de financiamento e, ao mesmo tempo, com os processos de avaliação da agência para garantir que sigam continuamente se aprimorando. É imperativo que consigamos trabalhar em sintonia de modo a alcançar nosso objetivo comum de oferecer um ensino superior e uma formação em nível de pós-graduação à altura das necessidades do Brasil.

Cortes de bolsas realizados sem aviso prévio prejudicam sobremaneira o planejamento que realizamos, descumprindo os termos de concessão celebrados entre a Capes e nossas universidades. Diversas das cotas ora suspensas estavam inativas por intervalos curtos, reservadas para os períodos de novas matrículas, como é o caso agora. Vários Coordenadores já se comprometeram em alocar bolsas, após competitivos processos seletivos, a estudantes que vêm de localidades distantes. Como honrar esses compromissos? É imperativo que a Capes aprimore sua comunicação com os Coordenadores de Pós-Graduação para que não sejamos surpreendidos com decisões dessa natureza, que ferem gravemente a fundamental relação de confiança com a principal agência nacional responsável pelo financiamento e avaliação da pós-graduação no país.

De imediato, solicitamos o atendimento de demandas emergenciais daqueles programas que ficarão impedidos de implementar bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, prometidas a estudantes que seriam contemplados já no início desse mês de maio.

A preservação de nosso sistema de pós-graduação, um farol a iluminar nosso futuro, uma conquista coletiva de várias décadas de trabalho duro, é missão compartilhada por todos nós. Contamos com sua compreensão e dedicação para a normalização de nossas atividades.

Atenciosamente,

Paulo A. Nussenzveig

Presidente do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Física e Astronomia

Subscrevem essa carta os coordenadores:

1.                   Abraão Capistrano, PPG Física Aplicada – UNILA-PR

2.                   Acácio Andrade, PPG Física – UFU

3.                   Adalto Rodrigues Gomes dos Santos Filho, PPG Física – UFMA

4.                   Alejandra Kandus, PPG Física – UESC

5.                   Alexandre Reily Rocha, PPG Física – IFT/Unesp

6.                   Anderson Barbosa, PPG Física Aplicada, UFRPE

7.                   Andris Figueiroa Bakuzis, PPG Física – UFG

8.                   Beatriz Barbuy, PPG Astronomia – IAG-USP