Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Em dia > Cinco milhões de pessoas já estão inscritas no exame
Início do conteúdo da página
enem 2019

Cinco milhões de pessoas já estão inscritas no exame

Prazo final é nesta sexta-feira, 17

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 já conta com cinco milhões de participantes inscritos. O número foi registrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) às 11h40 desta quinta-feira, 16 de maio.

As inscrições terminam às 23h59 desta sexta-feira, 17 de maio, e devem ser feitas somente pela internet, na Página do Participante.

 

Do total de inscritos, 53% são participantes que não precisam pagar a taxa de inscrição, pois tiveram o pedido de isenção aprovado, em etapa anterior, concluída em abril. Os pagantes poderão quitar o boleto, no valor de R$ 85,00, até 23 de maio. Todos os interessados em fazer o Enem 2019 precisam efetuar a inscrição, mesmo aqueles que têm direito à gratuidade.

 

Uma dica é não deixar para se inscrever em cima da hora, pois são comuns os picos de acesso ao sistema de inscrição nos últimos minutos. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

 

Novo sistema

 

O Inep lançou um novo sistema de inscrição para esta edição do exame, mais interativo e personalizado. Também foi elaborado um passo a passo de todas as etapas do novo processo, inclusive em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Na Página do Participante, as informações são apresentadas por uma atendente virtual, como em um chat. Os personagens da Galera do Enem comandam a inscrição e apresentam as perguntas de acordo com a resposta anterior.

 

O novo sistema valoriza a experiência do usuário e aposta no costume da população brasileira em interagir por mensagens, como no aplicativo WhatsApp. Os formulários, com diversas perguntas a cada etapa da inscrição, foram substituídos por esse bate papo personalizado. Por estar mais focada na realidade do usuário, a inscrição ficou mais fácil e mais rápida.

 

Outra inovação foi antecipar as dúvidas mais frequentes dos participantes. Ao longo da inscrição, os personagens da Galera do Enem dão dicas e alertas com orientações sobre o processo. Há novidades também na geração do boleto da taxa de inscrição.

 

Cumprindo novas regras da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os boletos agora precisam ser registrados e, por isso, são atrelados ao CPF do participante. A medida evita pagamentos duplicados ou com valores incorretos.

 

Enem

 

O Enem é realizado anualmente pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Em 21 edições, o exame recebeu quase 100 milhões de inscritos.

 

O Enem avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas. O exame também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.

 

(MEC)

registrado em:
Assunto(s): enem 2019
Fim do conteúdo da página