Página inicial > Em dia > Donos de bares curitibanos abrem portas para discutir ciência em três noites da próxima semana
Pint of Science

Festival internacional de divulgação científica Pint of Science ocorre de 20 a 22 de maio em seis estabelecimentos de Curitiba, com 18 palestras de pesquisadores de seis áreas

“Cerveja e ciência tem tudo a ver”, enfatiza Michel Galvão, dono do Hop’n Roll Brewpub, que abre as portas para o festival internacional de divulgação científica Pint of Science desde o início do evento em Curitiba, em 2017. A ideia é compartilhada por outros cinco donos de bares curitibanos que recebem 18 palestras sobre ciência em três noites da próxima semana, de 20 a 22 de maio, sempre às 19h. As temáticas são distintas e envolvem situações diferentes da sociedade nas áreas de Tecnologia, Ciências Exatas, Biológicas, Humanas, da Saúde e da Terra. Cervejaria Bodebrown, Drakkar Beer & Food, Hendrix Brew House, Hop’n Roll Brewpub, Let’s Growl e We Are Bastards Pub são os seis estabelecimentos que participam desta edição – confira os endereços no infográfico (link abaixo).

“É perfeito esse casamento de unir a cerveja com esse mundo tão abrangente que é a ciência. Pelas experiências que tivemos aqui no bar com o Pint of Science [em anos anteriores], vimos que o interesse das pessoas é gigantesco”, conta Galvão. Para Gustavo Alcântara, dono do Drakkar Beer & Food, que participa do evento internacional pelo segundo ano consecutivo, é inusitado trazer ciência para o bar e a relação funciona. “Foi bem interessante [no ano passado] trazer assuntos importantes para a sociedade e do dia a dia das pessoas para o bar. Acaba sendo uma forma diferente de sair para se divertir e também falar sobre algo importante e com conteúdo”, diz.

A duração das palestras é de 30 a 45 minutos, com sessão de perguntas do público ao final. A entrada é gratuita, com pagamento apenas do que consumir nos estabelecimentos. Não é necessário realizar inscrição. A expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas assistam às palestras.

Coordenador do Pint of Science em Curitiba, Fabio Marcel Zanetti, professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica que a ideia principal do evento é aproximar os pesquisadores da sociedade em um ambiente mais descontraído do que o acadêmico. “Com isso, a gente pretende dar visibilidade e mostrar o impacto de todo o trabalho de pesquisa que é produzido em universidades, institutos, museus, etc., que acaba muitas vezes não transparecendo à população”, diz.

Nesta edição, Curitiba tem mais um bar na programação comparado ao ano passado, quando eram cinco, e palestrantes de uma gama mais variada de instituições. Os 18 pesquisadores atuam em sete instituições: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Paranaguá, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Florestas e Museu Paranaense.

A organização do Pint of Science 2019 em Curitiba é da UFPR e da UTFPR. Esta é a terceira edição do evento na cidade. Neste ano, o festival internacional ocorre em 24 países e o Brasil é o campeão, com 85 municípios participantes.

(Sucom UFPR)

Assunto(s): Pint of Science