Página inicial > Em dia > Publicadas as diretrizes das provas de formação geral e específicas das áreas avaliadas em 2019
enade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou a portaria de formação geral e as 29 portarias específicas das áreas que terão o desempenho dos estudantes avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019. Os documentos foram publicados no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 3 de junho, e estão disponíveis para consulta no portal do Inep. O exame será aplicado em 24 de novembro.

O objetivo geral do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares nacionais, às habilidades e às competências para atuação profissional e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento. A prova do Enade é formada pelo componente de formação geral, comum a todas as áreas, e pelo componente específico de cada área.

A prova tem dez questões do componente de formação geral (comum a todos os estudantes), sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e 30 questões nos componentes específicos de cada área, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. O concluinte terá quatro horas para resolver todas as questões. Nas portarias são apresentados os perfis, as competências e os conteúdos que serão avaliados em cada uma das áreas e na prova de formação geral.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Áreas que terão o desempenho dos estudantes avaliado em 2019

Grau de Bacharel