Página inicial > Em dia > USP propõe modernização da pós-graduação
capes

USP propõe modernização da pós-graduação

A CAPES recebeu um projeto de modernização da pós-graduação elaborado pela Universidade de São Paulo (USP). A proposta foi apresentada durante um encontro, semana passada, entre Anderson Correia, presidente da CAPES, Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País, e Darson De La Torre, Coordenador Executivo dos Órgãos Colegiados, com representantes de instituições paulistas.

A proposta pretende redesenhar a estrutura dos programas de pós-graduação, valorizando a formação no nível de doutorado, a mobilidade nacional e internacional destes estudantes e os estágios de pós-doutorado. No estudo apresentado, o mestrado acadêmico passaria a ser uma etapa de qualificação para o doutorado e sua duração seria reduzida.

Em uma mensagem escrita no livro de visitas no gabinete do reitor da USP, Anderson Correia agradeceu o esforço das universidades para o aprimoramento da pós-graduação no Brasil: “Parabéns à grandiosa Universidade de São Paulo pela vultosa pós-graduação e pelas novas propostas de renovação e modernização apresentadas à CAPES na data de hoje. Esperamos que tragam novo oxigênio para a pós na USP e no Brasil”.

A sugestão de mudanças foi apresentada por Vahan Agopyan, reitor da instituição, Otávio Luiz Rodrigues Júnior, coordenador da área de Direito da CAPES e docente da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, pró-reitor de Pós-Graduação, Sylvio Canuto, pró-reitor de Pesquisa, Márcio de Castro Silva Filho, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, e Gerson Yukio Tomanari, chefe do Gabinete do Reitor.

(Capes)

Assunto(s): capes