Página inicial > Últimas Notícias > Hospital Universitário Alcides Carneiro adere ao Julho Verde com mutirão de consultas
huac

“O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê”. Campanha faz alerta para câncer de cabeça e pescoço

• Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 12h15

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) vai promover um mutirão de consultas no dia 23 deste mês. Segundo o Chefe de Cirurgia Geral do HUAC, o médico Uirá Coury, o objetivo é adiantar as consultas dos pacientes com patologias possivelmente cirúrgicas em cabeça e pescoço, homens e mulheres de meia idade, tabagistas e etilistas.

A ação faz parte da campanha Julho Verde. No dia 27 é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, porém a campanha, com o slogan “O câncer tá na cara, mas ás vezes você não vê”, tem o intuito de conscientizar sobre a prevenção dessas doenças, durante todo o mês.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano calcula-se cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. Na Paraíba, o número é de 1.690 novos casos.

A campanha faz referência aos tipos de câncer que ocorrem na boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.

Segundo o INCA, o câncer de cabeça e pescoço são mais usuais em homens, na faixa etária dos 60 anos. O câncer de tireoide é o quinto tumor mais frequente em mulheres (sem considerar o câncer de pele não-melanoma), já nos homens, o mais comum é o câncer da cavidade oral.

Esse tipo de câncer surge através de diversos fatores, como: uso excessivo de álcool ou cigarro, falta de higiene bucal, exposição ao sol (no caso do câncer de pele), por contato com HPV. Por isso, é de suma importância campanhas com o objetivo de alertar sobre a prevenção, já que esta pode se dar por meio de iniciativas simples: evitar o tabagismo, manter uma alimentação equilibrada, consultar-se regularmente com um dentista, usar preservativo, vacinar-se contra o HPV, evitar o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

De acordo com a Associação de Câncer de Boca e Garganta do Brasil (ACBG), o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para a cura nesses casos de câncer.

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) é um órgão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vinculado à Rede Ebserh.

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): huac