HUAC promove capacitação sobre biossegurança em quimioterapia antineoplásica
Curso voltado para funcionários do hospital foi realizado nos últimos dias 11 e 12
Pensando na proteção da saúde e segurança do trabalhador do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Rede Ebserh, o Setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), juntamente com a Unidade de Hematologia e Oncologia do hospital, realizou uma capacitação sobre biossegurança em quimioterapia antineoplásica. As enfermeiras oncologistas Muanna Batista e Sonally Marinho ministraram o treinamento.
O evento, que ocorreu no auditório Dr. Everaldo Lopes, nos dias 10, 11 e 12 deste mês, teve como público alvo os profissionais do HUAC expostos aos riscos com quimioterápicos antineoplásicos.O foco foi a apresentação dos procedimentos a serem adotados no caso de ocorrência de acidentes por derramamento do quimioterápico, além de explanação sobre os cuidados relativos ao manuseio, preparo, transporte, administração e descarte dos quimioterápicos antineoplásicos.
A quimioterapia antineoplásica é um tratamento utilizado com doses altas, aproximando-se das doses máximas que um indivíduo consegue tolerar, que devem ser ministradas com grande frequência para que o tumor não cresça novamente.
Efeitos
Os profissionais de saúde são os mais expostos a esses medicamentos. Alguns dos efeitos causados são: erupções cutâneas, infertilidade, abortos espontâneos e malformações congênitas, leucemia, câncer de bexiga, câncer de pulmão, entre outros.
(Ascom HUAC/UFCG)
Redes Sociais