Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > HUAC promove capacitação sobre biossegurança em quimioterapia antineoplásica
Início do conteúdo da página
saúde

HUAC promove capacitação sobre biossegurança em quimioterapia antineoplásica

 Curso voltado para funcionários do hospital foi realizado nos últimos dias 11 e 12

  • Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2019, 12h00

Pensando na proteção da saúde e segurança do trabalhador do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Rede Ebserh, o Setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), juntamente com a Unidade de Hematologia e Oncologia do hospital, realizou uma capacitação sobre biossegurança em quimioterapia antineoplásica. As enfermeiras oncologistas Muanna Batista e Sonally Marinho ministraram o treinamento.

 

O evento, que ocorreu no auditório Dr. Everaldo Lopes, nos dias 10, 11 e 12 deste mês, teve como público alvo os profissionais do HUAC expostos aos riscos com quimioterápicos antineoplásicos.O foco foi a apresentação dos procedimentos a serem adotados no caso de ocorrência de acidentes por derramamento do quimioterápico, além de explanação sobre os cuidados relativos ao manuseio, preparo, transporte, administração e descarte dos quimioterápicos antineoplásicos.

 

A quimioterapia antineoplásica é um tratamento utilizado com doses altas, aproximando-se das doses máximas que um indivíduo consegue tolerar, que devem ser ministradas com grande frequência para que o tumor não cresça novamente.

 

Efeitos

 

Os profissionais de saúde são os mais expostos a esses medicamentos. Alguns dos efeitos causados são: erupções cutâneas, infertilidade, abortos espontâneos e malformações congênitas, leucemia, câncer de bexiga, câncer de pulmão, entre outros.

 

(Ascom HUAC/UFCG)

 

registrado em:
Assunto(s): saúde
Fim do conteúdo da página