Página inicial > Últimas Notícias > Estudo realizado em área experimental da UFCG é publicado em revista científica
campus sumé

Estudo realizado em área experimental da UFCG é publicado em revista científica

Trabalho na área de Ecologia e Dinâmica da Caatinga foi destaque em publicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

• Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 09h17

Uma pesquisa desenvolvida com dados da área experimental reservada para estudos de Ecologia e Dinâmica da Caatinga, sob responsabilidade do Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, foi publicado na última edição da Revista Floresta, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Intitulado “Dinâmica da vegetação de borda e edafoclimatologia de clareiras em uma área de Caatinga no Semiárido brasileiro”, o trabalho teve como objetivo analisar a dinâmica da vegetação de borda e edafoclimatologia de clareiras em uma área de Caatinga. As clareiras estudadas foram isoladas e monitoradas entre os anos de 2013 e 2015, sendo realizadas no local coletas de solo e de dados agrometeorológicos. O estudo concluiu que, apesar de as clareiras estarem em processo de regeneração natural, os fatores climáticos têm influenciado fortemente no retardamento desse processo.

“O uso e ocupação insustentável das áreas Semiáridas têm resultado, ao longo do seu processo histórico, em fortes impactos negativos devido à abertura de clareiras nas áreas de Caatinga, as quais necessitam ser identificadas e estudadas para reversão desse quadro”, dizem os autores no estudo.

O trabalho tem autoria de Azenate Campos Gomes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e dos professores Jacob Silva Souto e Alecksandra Vieira de Lacerda, respectivamente dos campi Patos e Sumé da UFCG - estes últimos, orientadores da primeira autora durante seu mestrado.

(Ascom UFCG, com informações do campus Sumé)

Assunto(s): campus sumé