Página inicial > Últimas Notícias > Ação de prevenção das hepatites virais atende cerca de 180 pessoas
campanha

Ação de prevenção das hepatites virais atende cerca de 180 pessoas

Foram realizados testes rápidos de hepatites tipos B e C

• Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2019, 10h32

O Dia Internacional das Hepatites Virais é comemorado em 28 de julho, por isso, nesse mês, é realizada a campanha Julho Amarelo, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do problema. Na última terça-feira (16), o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, realizou uma ação como forma de adesão à campanha. A Unidade de Clínica Médica do HUAC promoveu a realização de testes rápidos de hepatites B e C, orientações sobre as doenças, além de realizar os encaminhamentos necessários nos casos de o teste dar positivo.

Durante todo o dia, os médicos realizaram testes rápidos na população. Ao todo, foram atendidas cerca de 180 pessoas. Dessas, apenas uma teve o teste reagente (para hepatite C), sendo o paciente já agendado para seguimento no ambulatório de infectologia do HUAC. A faixa de idade das pessoas que compareceram à ação variou dos 20 aos 82 anos de idade.

“A ação de combate às hepatites virais realizada no HUAC foi muito proveitosa. Conseguimos atender 179 pessoas com a realização de testes rápidos e orientações aos participantes. Acreditamos que conseguimos conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais”, comentou Lígia Lopes, médica do HU.

Josilda Maciel, de 49 anos, veio fazer o teste pela manhã. Ela falou que acredita que a mãe tenha falecido por causa de alguma doença hepática, mas que nunca tiveram o diagnóstico preciso. Por isso, ela frisou a necessidade de ações como essas. “Achei maravilhosa a ação, muito boa, é um teste que a gente nunca faz, mas que é muito importante”, comentou.

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): campanha