Página inicial > Últimas Notícias > Evento na UFCG celebrará 40 anos da Unidade Acadêmica de Matemática
cct

Evento na UFCG celebrará 40 anos da Unidade Acadêmica de Matemática

X Semana da Matemática acontecerá de 25 a 29 de novembro

• Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 15h30

Em celebração aos 40 anos da Unidade Acadêmica de Matemática (UAMat), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será realizada de 25 a 29 de novembro, a X Semana da Matemática, com pesquisas de ponta na área, trabalhos de iniciação científica, discussões e reflexões sobre a Educação Matemática no Brasil e no mundo.

“Estamos organizando os últimos detalhes para então divulgar a programação completa e abrir o período de inscrições. Será muito interessante e enriquecedor para os participantes. Estamos nos esforçando para trazer nomes importantes no assunto e alguns da própria Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)”, contou o coordenador de doutorado na UFCG, professor Diogo Diniz.

Maiores informações sobre o evento podem ser encontradas aqui.

Projetos futuros

Um dos projetos da Unidade, em celebração aos 40 anos da UAMat, é a efetivação do seu programa de doutorado. Hoje em dia, a UFCG atua em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em nível de doutorado em Matemática. No entanto, até 2021, o plano é que esse programa seja desmembrado, e cada universidade assuma o seu individualmente. A UAMat pretende, ainda no próximo ano, solicitar sua aprovação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e qualificação para isso não falta.

Além de trabalhar junto à UFCG e ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) para ampliar a estrutura física de forma a atender as exigências para uma ideal desenvoltura do programa, a UAMat (que já comporta, além da graduação, mestrados acadêmico e profissional) também conta com professores de excelência.

Ao todo, seu quadro é composto pro 35 professores, dentre os quais 31 são doutores e outros dois estão no processo final de defesa de tese. Cinco dos docentes são também pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

(Ascom CCT/UFCG)

Assunto(s): cct