Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Estudos da UFCG realiza curso de automação para uso na agropecuária
Início do conteúdo da página
campus sumé

Grupo de Estudos da UFCG realiza curso de automação para uso na agropecuária

 Atividade aconteceu no campus Sumé

  • Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 11h15
imagem sem descrição.

O Grupo de Estudos em Produção Animal e Alimentos do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé, realizou nesses dias 31 de julho e 1º de agosto o curso de aperfeiçoamento Automação aplicado ao planejamento agropecuário, com participação de estudantes e servidores do campus Sumé.

 

O curso teve como instrutor o graduando em engenharia agrícola da UFCG, Ely Félix de Sá Carneiro. O objetivo foi ensinar aos participantes conhecimentos sobre o uso da automação em projetos como irrigação, monitoramento e controle de temperatura na agricultura e pecuária, através de ferramentas tecnológicas como o Arduino e o uso de linguagens de programação como C e C++.

 

Na capacitação, os participantes vivenciaram a prática de criação de programas para execução no equipamento Arduino, aliando a teoria e prática de um sistema computacional utilizado para aplicações diversas que é Arduino.


O Arduino é uma placa que permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos por profissionais e amadores. É uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, com suporte de entrada/saída embutido e pode ter aplicações desenvolvidas por meio da linguagem C/C++.

 

O GEPAAL é liderado pelo professor Tiago Araújo, da Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento.

 

(Assimp CDSA/UFCG)

registrado em:
Assunto(s): campus sumé
Fim do conteúdo da página