Página inicial > Últimas Notícias > UFCG realiza leilão de 40 bovinos da raça Sindi no próximo domingo
cstr

UFCG realiza leilão de 40 bovinos da raça Sindi no próximo domingo

Atividade acontecerá na Fazenda experimental Jatobá, em Patos

• Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 11h20
imagem sem descrição.

Quarenta lotes de animais bovinos da raça Sindi serão leiloados no próximo domingo, dia 18, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). São 18 machos e 22 fêmeas, puros de origem (PO), com registro genealógico emitido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

A atividade acontecerá a partir das 10h na Fazenda experimental Jatobá, do Núcleo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Trópico Semiárido (Nupeárido) da UFCG, localizada a cerca de 5 km do campus Patos.

Os animais estão disponíveis para vistoria dos interessados das 8h às 11h, mediante agendamento prévio, através dos telefones (83) 3511.3084 ou 99955.8262.

Melhoramento genético

O Nupeárido tem por objetivo dar suporte às aulas práticas e às pesquisas realizadas por professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da UFCG, campus Patos. Na Fazenda Jatobá, realiza, há quase 40 anos, o melhoramento genético da raça Sindi.

A aposta na raça, originária do Paquistão, deve-se às evidências comprovadas pelas pesquisas com o rebanho. Os animais demonstram resistência à seca e adaptação ao clima do Semiárido, com resultados satisfatórios para várias características produtivas, como ganho de peso diário, conversão alimentar, produção e composição do leite e, para as características reprodutivas, como intervalo entre partos e longevidade.

O rebanho recebe anualmente visitas de técnicos que certificam a paternidade e maternidade dos animais que nascem na fazenda da UFCG, garantindo a manutenção das características inerentes ao padrão racial Sindi. Esse controle genealógico possibilita a realização de melhoramento através da seleção dos animais que se destacam no rebanho e da garantia de pureza genética dos animais que são disponibilizados à sociedade através dos leilões públicos.

O dinheiro arrecadado, repassado aos cofres da União, retornará à universidade na forma de complementação financeira e servirá para ampliação da estrutura de apoio para o desenvolvimento das atividades relativas às aulas didáticas e práticas, pesquisas e extensão.

Para mais informações, consulte o edital.

Assunto(s): cstr