Página inicial > Últimas Notícias > UFCG e UEPB promovem Semana de Fotografia
grão fino

UFCG e UEPB promovem Semana de Fotografia

Evento contará com aula de campo, palestras, debates, oficinas, exposições e grupos de trabalho. Inscrições começam na próxima segunda

• Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2019, 10h30

Começa na próxima segunda-feira, 19, o prazo para inscrições e submissão de trabalhos da segunda edição da Grão Fino: Semana de Fotografia, evento promovido pelos cursos de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A programação será realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, com palestras, debates, oficinas, exposições e grupos de trabalho.

A data escolhida para o início das inscrições marca a comemoração do Dia Internacional da Fotografia, já que em 19 de agosto de 1839 ocorreu o registro oficial da invenção do Daguerreótipo, tecnologia responsável por difundir o processo fotográfico.

As comemorações começam no domingo, dia 18, quando a equipe do evento vai promover uma “saída fotográfica”, percorrendo monumentos e cenários do centro de Campina Grande. O ponto de encontro será o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), mais conhecido como Museu dos Três Pandeiros, a partir das 8h30min.

Coordenada pelo professor Sóstenes Lopes, do curso de Arte e Mídia da UFCG, integrante da comissão organizadora do evento, a saída fotográfica está aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Fotógrafos amadores e profissionais podem participar desse momento de confraternização e troca de experiências. As melhores fotos produzidas nessa aula de campo serão selecionadas posteriormente para a organização de uma exposição.

Prazos

A submissão de trabalhos na 2ª Grão Fino ocorrerá de 19 de agosto a 9 de setembro. Serão aceitos artigos acadêmicos relacionados às seguintes linhas de pesquisa:

1- Fotografia documental, memória e fotojornalismo

2- Fotografia contemporânea

3- Fotografia, educação e acessibilidade

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site https://www.doity.com.br/graofino, onde as normas de publicação estão disponíveis para consulta.

Além do site, a comissão organizadora está disponibilizando o e-mail graofino.foto@gmail.com para quem desejar manter contato e obter mais informações. A programação completa do evento será divulgada no decorrer de agosto.

O evento Grão Fino: Semana de Fotografia será realizado pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF) e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). A UFCG e a UEPB são as instituições promotoras. O evento conta ainda com a parceria do projeto de extensão Coletivo F8: Site de Fotojornalismo, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UEPB e da Mega Álbum Encadernações Fotográficas.

(Assessoria do evento)

Assunto(s): grão fino