Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da UFCG vão orientar a população sobre reanimação cardiopulmonar
medicina

Alunos da UFCG vão orientar a população sobre reanimação cardiopulmonar

Ação, que integra as atividades do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, acontecerá no próximo sábado em Cajazeiras

• Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h05

Você sabia que cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar a uma unidade de emergência? Os dados são da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e demonstram que essa estatística poderia ser diferente se a população tivesse conhecimento sobre a reanimação cardiopulmonar.

Pensando nisso, estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Cajazeiras irão realizar, no próximo sábado, dia 24, um treinamento sobre como agir diante de uma situação de parada cardíaca. A iniciativa, que integra as ações do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, comemorado em 30 de agosto, é gratuita e será realizada na Praça da Prefeitura, a partir das 8h.

Estudos mostram que cada minuto sem manobras de reanimação reduz em 10% as chances de sobrevivência e, depois de três minutos, os neurônios começam a morrer. Por isso, durante a iniciativa em Cajazeiras, o público será orientado sobre os procedimentos de emergência que devem ser realizados diante de uma situação de parada cardiorrespiratória. Além disso, tendas serão montadas no local para tirar dúvidas diversas dos presentes sobre o assunto.

A ação é promovida pelo Comitê Local da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros. Mais informações podem ser obtidas no perfil do Instagram @ifmsabrazil_ufcgcz

Sobre o Dia

O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar surgiu em 2013, quando 17 ligas acadêmicas de Trauma e Emergência, com apoio da SBAIT, se uniram para ensinar manobras de primeiros socorros em caso de parada cardiorrespiratória. Em 2018, quase 10 mil pessoas foram capacitadas em 41 cidades de todas as regiões do país durante a ação.

Assunto(s): medicina