Página inicial > Últimas Notícias > Programa segue com retrospectiva de melhores matérias do ano
hora do enem

Programa segue com retrospectiva de melhores matérias do ano

• Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 14h31

Nesta semana, o Hora do Enem, da TV Escola, volta com a retrospectiva especial que reúne as melhores entrevistas do ano. A seleção começa nesta segunda, 3, com o professor Emanuel Carneiro, do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa). Ele explica a diferença entre a matemática pura e a aplicada, duas áreas das ciências exatas. Na sequência, quem entra em cena é a empresária Kamila Brito, contando tudo sobre o Barco Hacker, projeto que leva tecnologia aos lugares mais isolados da Amazônia.

Na terça-feira, 4, Hora do Enem tem como destaques a filosofia e a sociologia. Os convidados são os professores Gustavo Coelho, que fala sobre a Olimpíada Internacional de Filosofia; e Mário Augusto Medeiros, que aborda sociologia da literatura.

A primeira convidada do programa de quarta, 5, é a violoncelista Kely Pinheiro, que conquistou uma vaga na prestigiada Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos. No outro bloco, o grafiteiro Toz fala sobre arte visual dos muros, mostrando como expandiu seu trabalho para vários outros países, além do Brasil.

Quinta-feira, 6, é dia de física. O programa começa com um bate-papo sobre nanomateriais, apresentando a professora Jenaína Ribeiro, ganhadora do Prêmio Para Mulheres na Ciência. A seguir, entra o engenheiro espacial Lucas Fonseca, o único brasileiro a participar da Missão Rosetta – nome de uma sonda criada pela Agência Espacial Europeia (ESA) para fazer um estudo detalhado sobre um cometa que viaja entre as órbitas da Terra e de Júpiter.

Hora do Enem fecha a semana trazendo uma retrospectiva das principais instruções para a redação do Enem 2018. A convidada do programa de sexta-feira, 7, é a diretora de Avaliação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep, órgão vinculado ao MEC), Luana Bergmann Soares. Ela esclarece boatos e dúvidas sobre a Cartilha da Redação.

Transmitido de segunda a sexta-feira às 7h, 13h e 18h, pela TV Escola, Hora do Enem é apresentado por Land Vieira. O programa está disponível na íntegra também no portal da emissora, nos aplicativos disponíveis ou pelo canal oficial do YouTube.

Assunto(s): hora do enem