Página inicial > Últimas Notícias > UFCG amplia número de bolsas de Iniciação Científica pagas com recursos próprios
pibic

Medida visa amenizar os efeitos do corte anunciado pelo CNPq no mês passado

• Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 15h58

Atenuando os efeitos do bloqueio de bolsas de pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ampliou a cota institucional de oferta para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) em 25%.

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação, Benemar Alencar, a universidade passa a conceder mais 31 bolsas, extraordinariamente, para amenizar os efeitos da medida do governo, que anunciou o corte de 234 bolsas da UFCG no mês passado. Com a complementação da Reitoria, serão disponibilizadas 156 bolsas da cota institucional.

Para a distribuição das 31 bolsas extras - que serão mantidas até o pleno restabelecimento da cota de bolsas concedidas pelo CNPq à UFCG -, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) usará como critério a ordem de classificação dos projetos de pesquisa.

"Por ter sido anunciado sem aviso prévio, o último bloqueio também deixou 143 alunos de graduação frustrados, pois o processo seletivo estava na fase final, com a implantação das bolsas em curso, o que extrapola o prejuízo científico. Afeta emocionalmente o estudante e, até, o desestimula", comentou, o pró-reitor.

Veja aqui o resultado final da seleção do Pibic 2019/2020, com a inclusão dos 31 projetos contemplados com as bolsas extras.

Assunto(s): pibic