Página inicial > Últimas Notícias > Monumento a Lynaldo Cavalcanti é inaugurado na UFCG
homenagem

Monumento a Lynaldo Cavalcanti é inaugurado na UFCG

Homenageado estaria completando 86 anos na data da inauguração.

• Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 15h00

Em solenidade bastante prestigiada, foi realizada na manhã do último sábado, dia 8, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a inauguração do busto em homenagem ao professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, uma das personalidades mais importantes da educação, ciência, tecnologia e inovação nos cenários regional e nacional.

O manto que encobria o busto foi descerrado pelo reitor Vicemário Simões e pelo filho do homenageado, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Filho. Na data da inauguração, o homenageado estaria completando 86 anos. O monumento fica na Praça das Bandeiras, em frente à Reitoria.

O presidente do Instituto Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque - Transposição do Conhecimento Para o Desenvolvimento Regional, engenheiro Vicente de Paulo Albuquerque Araújo, falou da alegria de compartilhar daquele momento com os seus familiares e do orgulho de ser sobrinho do homenageado "principal responsável pela interiorização do ensino superior na Paraíba e um dos principais incentivadores para a criação da UFCG".

Coube ao professor Ivan Rocha Neto, da Universidade Católica de Brasília, autor do livro Lynaldo Cavalcanti além das palavras, discorrer sobre a trajetória do homenageado relatando ações marcantes e bem característica "de uma das personalidades mais atuantes nas lutas pela interiorização do desenvolvimento, especialmente, no Nordeste brasileiro”.

O reitor da UFCG, Vicemário Simões, falou da honra de vivenciar aquele momento "de mais um reconhecimento ao papel de Lynaldo Cavalcanti para a transformação do ensino superior no estado e região". Lembrou do dia em que o conheceu e do privilégio de ouvi-lo falar sobre os seus passos na gestão pública e dos encaminhamentos para a consolidação do então campus II da UFPB (embrião da UFCG) como referência em Ciência e Tecnologia.

Os ex-reitores da UFCG, Thompson Mariz e Edilson Amorim, o diretor de Programas e Bolsa da Capes, Geraldo Nunes Sobrinho, e o ex-reitor da UFPB, Neroaldo Pontes, também compuseram a mesa cerimonial.

O homenageado

Paraibano de Campina Grande, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tornou-se professor titular e chefe do Departamento de Estrutura e Construção, Diretor da Escola Politécnica de Campina Grande, dentre outros, chegando ao cargo de reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1977.

Antes de assumir a presidência do CNPq no ano de 1980, foi presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, CRUB. Dentre suas colocações mais recentes estão a Diretoria Executiva da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Industrial (ABIPTI) no período 1991-1997 e diversas consultorias na área de ciência e tecnologia para diversos órgãos governamentais. Foi um dos grandes incentivadores da criação da UFCG.

Assunto(s): homenagem