Página inicial > Últimas Notícias > UFCG realiza atividades voltadas para pessoas surdas
campus patos

UFCG realiza atividades voltadas para pessoas surdas

Ação de Educação Ambiental aconteceu no último sábado, dia 28

• Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 14h45

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos, realizou no último sábado, dia 28, uma programação na área de Educação Ambiental voltada para pessoas com deficiência. Participaram da ação cerca de 30 pessoas, entre surdos, professores, estudantes e intérpretes de Libras. A iniciativa deu-se em alusão ao Dia Nacional do Surdo celebrado dia 26 de setembro. Foram realizadas rodas de diálogos sobre preservação ambiental, saúde e sustentabilidade, além de trilha no campus Patos.

O grupo foi acolhido pela professora Maria de Fátima Araújo Lucena, curadora do Herbário do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus Patos, que conta com um acervo de mais de 7.000 exemplares de plantas coletadas, principalmente, na Caatinga, mesorregião do sertão paraibano. Ela expressou a alegria e importância de receber a pessoa com deficiência na universidade, mesmo diante das dificuldades ainda existentes, salientando a importância do acesso ao ensino superior. “Desejamos que vocês possam concluir um curso superior com o mínimo de obstáculo possível”, ressaltou.

Para o estudante de Ciências Biológicas, Diego Cabral, que serviu de guia para o grupo, foi um momento muito marcante. Ele que sugeriu ao Intérprete e professor Edcarlos Paz levar seus alunos para essa vivência de contato com a natureza e de Educação Ambiental. “Pude ver e reafirmar a importância do intérprete de Libras. É muito importante ter esse profissional auxiliando na comunicação do educador com pessoas com deficiência auditiva”, disse.

Assunto(s): campus patos