Grupo de Pesquisa da UFCG firma parceria com instituições nacionais
Os laboratórios de Engenharia de Trabalho, Gestão de Operações e Automação, que formam o Grupo de Pesquisa Engenharia do Trabalho, Gestão de Operações e Indústria 4.0, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, agora estão integrados ao Laboratório de Estudos de Governança, Gestão e Otimização (LEGGO) juntamente com outras instituições.
A parceria no LEGGO envolve o Instituto Militar de Engenharia (IME), o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Centro de análise de Sistemas Navais (CASNAV) da Marinha do Brasil, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).
O Grupo de Pesquisa Engenharia do Trabalho, Gestão de Operações e Indústria 4.0, coordenado pelo professor Daniel Augusto de Moura Pereira, tem como função precípua, desenvolver smart products que possam otimizar as atividades produtivas e trazer mais qualidade de vida aos trabalhadores, tendo como pilar de sustentação do desenvolvimento dos produtos da Indústria 4.0 e suas grandes áreas.
Laboratório de Estudos de Governança, Gestão e Otimização
Fundado no ano de 2018, o Laboratório de Estudos de Governança, Gestão e Otimização (LEGGO) surgiu da necessidade de compreender a natureza intrínseca dos problemas organizacionais e de liderança em instituições públicas e privadas. Contudo, cada instituição tem suas características próprias, desejáveis ou não, que precisam ser devidamente compreendidas, organizadas e mapeadas. Daí a importância de os problemas organizacionais serem tratados com técnicas multidisciplinares e com abordagem sistêmica.
A partir disso, começam coleta e organização de dados, como insumo aos estudos matemáticos, econômicos, financeiros e psicossociais, que nortearão treinamentos, normatizações e técnicas de otimização, para melhor desempenho das instituições, tendo como base os conceitos de governança.
O Laboratório se propõe a realizar todas as fases para a implementação e posterior evolução dos sistemas incorporados em prol da governança.
Dentro das atividades providas pelo LEGO destacam-se a utilização das seguintes ferramentas matemáticas e computacionais em favor da boa Governança, dentre as quais: Delimitação dos objetivos organizacionais; Mapeamento e otimização de processos pautados na Governança; Levantamento das metas estratégicas; Estabelecimento da Gestão de indicadores; Identificação de lideranças (positivas e negativas); Treinamentos in Company; Estudos e palestras motivacionais; Customização de medidas motivacionais baseadas nos estudos psicossociais; e Desenvolvimento de projetos sociais para agregar valor às instituições.
(Assimp CDSA/UFCG)
Redes Sociais