Desafios do atual cenário educacional são debatidos no ForGRAD Nordeste
Fórum de Pró-Reitores de Graduação foi aberto nesta segunda na UFCG
"Tempo de reflexão sobre as práticas pedagógicas e o momento que as universidades atravessam, com a política atual do Ministério da Educação" foram os motes dos discursos proferidos na abertura do Fórum de Pró-Reitores de Graduação do Nordeste (ForGRAD Nordeste) na manhã desta segunda-feira, dia 7, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
O coordenador regional do fórum, e pró-reitor de Ensino da UFCG, Alarcon Agra traçou uma linha reflexiva sobre os desafios do "deserto que atravessamos". Citando a filósofa alemã Hannah Arendt - "nós, que não somos do deserto, embora vivamos nele, podemos transformá-lo num mundo humano" - falou da importância do papel questionador para tal transformação.
O reitor Vicemário Simões falou de suas experiências quando membro do fórum, das inquietações que a comunidade universitária atravessa com o cenário atual e os problemas nos sistemas de educação e saúde nacionais. Camilo Farias, vice-reitor, apontou o exercício das ações colaborativas e o compartilhamento de soluções para superação deste momento.
Também fizeram uso da palavra, o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Rangel Júnior, a vice-presidente do ForGRAD, Maria Alice de Mello, e o coordenador regional do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Ifes, Rodrigo Nogueira.
O Fórum de Pró-Reitores de Graduação do Nordeste (ForGRAD Nordeste) acontece nesta segunda, dia 7, e terça, dia 8, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFCG. Nessa quarta, dia 9, será realizado o Colégio de Pró-Reitores de Graduação (CoGRAD Nordeste), direcionado às instituições de ensino superior.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais