Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Geografia da UFCG participam de capacitação sobre cadastro ambiental rural
geoprocessamento

Curso ministrado por técnicos da Sudema vai até 11 de outubro

• Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 10h49

Alunos do curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, participam até 11 de outubro do Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ministrado pelos técnicos do Setor de Geoprocessamento da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). A atividade é uma iniciativa da Unidade Acadêmica de Geografia e está acontecendo no Laboratório de Tecnologias Geográficas (TecGeo/UAG).

O curso objetiva expandir os conhecimentos técnicos e acadêmicos dos participantes para que eles possam ampliar seus conhecimentos em levantamentos topográficos, na observação e descrição da paisagem, por meio de atividade de campo realizada durante o curso.

Os conceitos e conteúdos, que serão repassados também contribuirá como recurso no ensino e aprendizagem nas aulas do curso de Geografia, possibilitando momentos de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema.

Sobre o CAR

Criado pela Lei nº 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, e regulamentado pela Instrução Normativa MMA nº 2, de 5 de maio de 2014, o Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente - APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Assunto(s): geoprocessamento