Página inicial > Últimas Notícias > UFCG terá o primeiro laboratório 5G do Nordeste
tecnologia

UFCG terá o primeiro laboratório 5G do Nordeste

Tecnologia será apresentada à imprensa e convidados na próxima quinta, dia 17

• Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 15h06

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com as empresas de telecomunicações TIM e Nokia, irá implantar, na próxima quinta-feira, dia 17, o primeiro laboratório de 5G na Região Nordeste, o 5G Living Lab Campina Grande. O lançamento acontecerá no VIRTUS - Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação da UFCG, localizado no Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (CITTA), bairro de Bodocongó.

Como parte das atividades de lançamento e de modo a demonstrar o potencial da tecnologia, a partir desta quarta-feira, dia 16, serão apresentadas soluções desenvolvidas pelo VIRTUS e o Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva da UFCG (Embedded), além de aplicações de 5G providas pelas empresas de telecomunicações parceiras. As demonstrações serão abertas ao público e acontecerão no estacionamento C3, no campus sede da UFCG. Na quinta-feira, dia 17, serão realizadas apresentações para a imprensa e convidados, no VIRTUS.

Já na manhã da sexta-feira, dia 18, acontecerá o Hack5, evento de imersão em 5G no formato de competição de ideias de aplicações que exaltem os benefícios dessa tecnologia disruptiva, voltado para alunos da UFCG. A disputa será realizada no Laboratório Embedded, com a mentoria de pesquisadores do Laboratório, do VIRTUS e de equipes das empresas parceiras da iniciativa.

Assunto(s): tecnologia