Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inaugurado na UFCG o primeiro laboratório 5G do Nordeste
Início do conteúdo da página
tecnologia

Inaugurado na UFCG o primeiro laboratório 5G do Nordeste

Espaço montado na instituição expõe possibilidades de uso da nova tecnologia

  • Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 15h41
imagem sem descrição.

Foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 17, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o primeiro laboratório 5G na Região Nordeste, o 5G Living Lab Campina Grande, uma parceria entre o Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação (Virtus), da UFCG, e as empresas de telecomunicações TIM e Nokia.

 

 

O novo laboratório, que funciona no Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (Citta), tem como foco a criação de soluções e inovação tecnológica em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de software e automação.

 

 

 

 

Em espaço montado em um dos estacionamentos do campus sede da UFCG, convidados, imprensa e a comunidade acadêmica receberam demonstrações das possibilidades de uso da nova tecnologia nas áreas de saúde, educação, indústria, construção civil, casa conectada e agronegócio. O local está aberto para visitação do público nesta sexta-feira, dia 18.

 

5G

 

A tecnologia 5G é a quinta geração de rede de internet móvel, que permite cobertura mais ampla e conexões mais estáveis, podendo atingir velocidade de navegação e download cerca de 10 a 20 vezes mais rápida que a atual 4G.

 

A nova tecnologia permite que mais dispositivos acessem a internet móvel ao mesmo tempo, sendo considerada fundamental para criação de novos serviços e para a implantação definitiva da chamada “Internet das coisas” (conexão entre o mundo físico e a internet).

 

 

(Ascom UFCG, com informações da assessoria do evento - Fotos: Leonardo Siva)

registrado em:
Assunto(s): tecnologia
Fim do conteúdo da página