Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG deve sediar Escritório Local de Operações do Programa AgroNordeste
Início do conteúdo da página
cdsa

UFCG deve sediar Escritório Local de Operações do Programa AgroNordeste

Assunto foi discutido nesta terça em reunião no campus Sumé

  • Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 14h37

Foi realizada na manhã dessa terça-feira, 22, no auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé, uma reunião para consolidar a caprino-ovinocultura das regiões do Cariri paraibano e do Moxotó - PE, com foco no desenvolvimento da produção de leite de cabra, bem como, carne e pele de caprino e ovinos.

 

Foi discutida a instalação do Escritório Local de Operações (ELO) no campus Sumé, que reunirá representantes do Ministério da Agricultura e das entidades parceiras na execução do programa governamental AgroNordeste.

 

Participaram da reunião o diretor do Centro, professor Hugo Morais de Alcântara e professores do CDSA/UFCG, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Embrapa, Sebrae, Senar, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Conab, Defesa Agropecuária do Estado da Paraíba e, associações e cooperativas de produtores agropecuários.

 

O programa AgroNordeste foi elaborado a partir do estudo das cadeias produtivas que têm relevância socioeconômica e potencial de crescimento na região, identificando os entraves para o seu desenvolvimento e as soluções possíveis. Os territórios foram definidos com base nessas cadeias produtivas e no nível de vulnerabilidade da área. Até 2021, o programa deverá chegar a 30 territórios.

 

O AgroNordeste é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem. Entre os objetivos do plano estão aumentar a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, promover e fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado (dados do MAPA).

 

Ainda na ocasião, foi feita a entrega do troféu relativo às comemorações dos 10 Anos do CDSA ao senhor Francisco de Assis Quintans, um dos homenageados na solenidade realizada em setembro último, para festejar o aniversário do CDSA. 

 

(Assimp CDSA/UCG)

registrado em:
Assunto(s): cdsa
Fim do conteúdo da página