UFCG deve sediar Escritório Local de Operações do Programa AgroNordeste
Assunto foi discutido nesta terça em reunião no campus Sumé
Foi realizada na manhã dessa terça-feira, 22, no auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé, uma reunião para consolidar a caprino-ovinocultura das regiões do Cariri paraibano e do Moxotó - PE, com foco no desenvolvimento da produção de leite de cabra, bem como, carne e pele de caprino e ovinos.
Foi discutida a instalação do Escritório Local de Operações (ELO) no campus Sumé, que reunirá representantes do Ministério da Agricultura e das entidades parceiras na execução do programa governamental AgroNordeste.
Participaram da reunião o diretor do Centro, professor Hugo Morais de Alcântara e professores do CDSA/UFCG, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Embrapa, Sebrae, Senar, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Conab, Defesa Agropecuária do Estado da Paraíba e, associações e cooperativas de produtores agropecuários.
O programa AgroNordeste foi elaborado a partir do estudo das cadeias produtivas que têm relevância socioeconômica e potencial de crescimento na região, identificando os entraves para o seu desenvolvimento e as soluções possíveis. Os territórios foram definidos com base nessas cadeias produtivas e no nível de vulnerabilidade da área. Até 2021, o programa deverá chegar a 30 territórios.
O AgroNordeste é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem. Entre os objetivos do plano estão aumentar a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, promover e fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado (dados do MAPA).
Ainda na ocasião, foi feita a entrega do troféu relativo às comemorações dos 10 Anos do CDSA ao senhor Francisco de Assis Quintans, um dos homenageados na solenidade realizada em setembro último, para festejar o aniversário do CDSA.
(Assimp CDSA/UCG)
Redes Sociais