Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo da UFCG promove curso de mobilidade para estudantes com deficiência visual
acessibilidade e inclusão

Capacitação será realizada na próxima sexta, dia 25, no Instituto dos Cegos de Campina Grande

• Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 11h27

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) promoverá, na próxima sexta-feira, dia 25, o curso Orientação e mobilidade para estudantes com deficiência visual, voltado para alunos e monitores inclusivos da UFCG. A capacitação será realizada no Instituto dos Cegos de Campina Grande, parceiro da iniciativa, no bairro do Catolé, às 14h.

De acordo com a coordenadora do NAI, professora Marta Helena Burity, “o curso tem o objetivo de desenvolver a autonomia nos estudantes e a auto-proteção, através do uso da bengala”. Sobre o uso do instrumento, a professora enfatiza que é necessário quebrar o preconceito, uma vez que a pessoa com deficiência visual que utiliza bengala “tem muito mais autonomia para enfrentar sozinha obstáculos diversos, como buracos, atravessar uma rua e caminhar sobre pisos táteis”, acrescenta.

As aulas serão divididas em seis encontros, a serem realizados inicialmente no Instituto dos Cegos e, num segundo momento, no campus sede da UFCG. As turmas serão distribuídas em grupos de três estudantes para facilitar a capacitação. Atualmente, onze alunos com deficiência visual estudam no campus sede da UFCG.