Página inicial > Últimas Notícias > CITTA lançará Rede de Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde na Paraíba
nats

CITTA lançará Rede de Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde na Paraíba

UFCG e UEPB integram iniciativa

• Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 11h48

O Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizará nos dias 5, 6 e 7 de novembro, o Workshop Rede Paraíba de Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS): Capacidades Técnicas e Oportunidades de Parcerias.

Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) na Paraíba, a programação do evento conta com palestras, visitas técnicas, painéis, mesa-redonda e representantes da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS), do Ministério da Saúde, dos NATS, academia e representantes de instituições afins.

Neste primeiro evento, haverá o lançamento da Rede Paraíba de NATS, cuja abertura oficial será realizada no dia 5 às 14h, no auditório do CITTA, com a participação do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO/UFCG) e o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES/UEPB), que darão boas-vindas institucionais destacando a importância da criação da rede.

Os diretores do CITTA Marcus Vinicius Lia Fook (CERTBIO), Kátia Galdino (NUTES) e Tiago Massoni, destacam que este evento compreende o resultado do sinergismo das ações entre o NUTES e CERTBIO, e que neste instante, no momento em que o CITTA vive, poderá ser o órgão desencadeador para o estabelecimento de efetivas redes de avaliação de tecnologia em saúde em toda a Paraíba.

Com o público estimado de 70 pessoas, um dos objetivos do Workshop é constituição da rede, promovendo conexões entre os membros e facilitando a troca de experiências positivas. Os interessados em participar deverão efetuar sua inscrição através do link: http://bit.ly/citta-nats.

Outras informações do evento poderão ser obtidas através do telefone (83) 2101-9090.

Programação

[5 de novembro]

[14h] Credenciamento

[14h30] às [15h] - Boas-vindas institucionais: Contextualização

Membros da Rebrats (Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde) na Paraíba: CERTBIO e NUTES

[15h] às [15h40] Palestra de abertura: “Avaliação de Tecnologias em Saúde e o potencial do trabalho em Rede: REBRATS, Conitec e experiências locais”

Dr. Gustavo Laine Araújo de Oliveira – Tecnologista no Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde (DGITIS) – Ministério da Saúde

[15h40] às [16h] Coffee break

[16h] às [17h] Palestra: “Uma década de ATS no Nordeste: oportunidades de parcerias”

Prof.ª Dr.ª Maria Corina Amaral – Prof.ª Adjunta e coordenadora do NATS - Universidade Regional do Cariri

[6 de novembro]

[8h30] às [9h10] Palestra: “Avaliação de tecnologias da saúde como Subsídio na Tomada de Decisão”

Dr.ª Evelinda Marramon Trindade - Presidente do NATS do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

[9h10] às [9h30] Apresentação: “Projetos de Cooperação Internacional PD&I entre a Paraíba e a Espanha”

Maria del Pilar de Miguel Ortega – Delegada CDTI no Brasil

[9h30] às [10h30] Painéis de Competências

Painel 1 – Aplicações em análise de dados

Moderador: Prof. Dr. Tiago Lima Massoni – Professor da UFCG, Diretor Técnico do CITTA e Vice-diretor da Unidade CEEI/Embrapii

Painelistas: Prof. Dr. Nazareno Andrade, Prof. Dr. João Arthur Brunet, Prof. Dr. Kyller Gorgônio

[10h30] às [10h50] Coffee break

[10h50] às [11h50]

Painel 2 – Experiência e desenvolvimento de avaliação de tecnologia em saúde: a experiência do CERTBIO

Moderador: Prof. Dr. Marcus Vinicius Lia Fook - Professor da UFCG, Diretor Executivo do CITTA e Coordenador do CERTBIO

Painelistas: Dr. Daniel Bezerra de Lima, Dr. João Emídio da Silva Neto, Ma. Lívia Neves Marques, Dr. Solomon Kweku Sagoe Amoah

[11h50] às [12h50]

Painel 3 – Avaliação de Equipamentos para Saúde

Moderadora: Prof.ª Dr.ª Kátia Elizabete Galdino – Professora da UEPB, Diretora

Administrativa do CITTA e Coordenadora Administrativa do NUTES

Painelistas: Prof. Dr. Misael Morais, Prof. Dr. Eduardo Jorge Valadares, Prof. Dr.

Paulo Barbosa e Prof. Dr. Daniel Scherer

[12h50] às [14h30] Intervalo para almoço

[14h30] às [18h00] Visitas Técnicas

- CERTBIO – Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste

- NUTES – Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde

- Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes

- HUAC – Hospital Universitário Alcides Carneiro

[7 de novembro]

[8h30] às [11h30] Mesa redonda

- Ordenação de Demandas

- Discussões sobre a constituição da Rede NATS Paraíba

- Modelos de Cooperação e Contratação

[11h30] às [13h30] Brunch

[13h30] às [14:10] Palestra de encerramento: “A CONITEC no centro da Rede brasileira de ATS”

Dr.ª Clarice Alegre Petramale - Médica e Assessora Especial da Presidência do Conselho Federal de Medicina.

(Assessoria CITTA)

Assunto(s): nats