Página inicial > Últimas Notícias > HUAC realizará cirurgia de tireoide sem cicatriz
saúde

HUAC realizará cirurgia de tireoide sem cicatriz

• Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 15h28

Nessa sexta-feira, dia 25, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh, irá realizar pela primeira vez na instituição a cirurgia de tireoidectomia transoral endoscópica videoassistida. É uma intervenção na tireoide utilizando uma técnica inovadora que evita a cicatriz no pescoço, tal qual ocorre na cirurgia tradicional.

A técnica, conhecida pela sigla TOETVA, é realizada por via endoscópica. Isto é, através de pequenos orifícios, o cirurgião tem acesso à tireoide por imagens de vídeo transmitidas para monitores de alta definição.

A cirurgia será realizada pelo Chefe da Unidade de Cirurgia do HUAC, Uirá Coury, juntamente com o cirurgião de cabeça e pescoço João Paulo Medeiros, preceptor do Serviço de Cirurgia do Hospital Santa Isabel, de João Pessoa.

“É uma técnica que vem somar ao arsenal de terapêuticas de cirurgias minimamente invasivas videoassistidas, que trazemos ao nosso HUAC e que mantém o Hospital no pioneirismo da busca por novas técnicas cirúrgicas há quase 40 anos de implantação de nossa residência de cirurgia. E, ainda mais, pelo SUS”, explicou Uirá Coury.

A técnica está sendo realizada em diversos centros do país e outros Hospitais Universitários da Rede Ebserh, a exemplo do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Contudo, é a primeira vez que é realizada entre os hospitais universitários federais da Paraíba.

“A gestão do HUAC-UFCG tem buscado oferecer todas as condições para elevar a qualidade da formação dos nossos médicos residentes, disponibilizando aperfeiçoamento e aplicação de novas técnicas e procedimentos para suas equipes”, comentou o superintendente Homero Rodrigues.

Os pacientes indicados a essa cirurgia são aqueles com idade entre 18 e 65 anos, com volume da glândula tireoide de até 35 cm³ ou com nódulos de até 4 cm.

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): saúde