Página inicial > Últimas Notícias > Recém-formada na UFCG fica entre finalistas de concurso de projetos
Arquitetura e Urbanismo

Recém-formada na UFCG fica entre finalistas de concurso de projetos

Trabalho garantiu classificação para a exposição do 24º Prêmio Deca

• Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 15h30
imagem sem descrição.

A ex-aluna Amanda Carvalho, recém-formada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ficou entre os cinco finalistas do 24º Prêmio Deca, na categoria estudantes de Arquitetura, concorrendo contra alunos de 96 instituições de todo o Brasil. Nesta edição, o participante teve que pesquisar novas formas de morar e projetar um banheiro e uma cozinha nesse novo contexto utilizando produtos da marca.

A proposta foi desenvolvida no Lajedo Pai Mateus, localizado em Cabaceiras (PB), e foi inspirada na casa do tatu-bola-da-caatinga. A casa seguiu uma proposta com arquitetura arrojada, com o seu interior minimalista, de forma que utiliza apenas três principais elementos: concreto, que reveste a maior parte das paredes; a madeira que reveste todo o piso, os móveis planejados e a única parede, em forma de “S”, que divide o ambiente. Através da utilização desses materiais, buscou-se a praticidade de sua montagem, a disponibilidade de mão-de-obra local e a multifuncionalidade.

Para ela, a participação no concurso foi um grande aprendizado. “Desde a parte da elaboração do projeto, conceito, pensar fora da caixa para produzir algo inédito, inovador, fugir do senso comum, foi excelente. É uma experiência que levarei para minha vida profissional. Estou muito feliz com o resultado”, avalia.

Com a classificação, Amanda garantiu participação na exposição de trabalhos na Galeria On-line do Prêmio Deca, Categoria Estudante, que estará disponível no site da campanha. O trabalho foi orientado pelo professor Adjalmir Alves Rocha.

O julgamento dos três primeiros classificados na categoria Gran Prix acontecerá no dia 5 de novembro e a festa final será realizada no dia 12 de novembro, em São Paulo.

Confira aqui o resultado