Página inicial > Últimas Notícias > UFCG integra comitiva internacional de programa de intercâmbio no Canadá
Futuros Líderes nas Américas

UFCG integra comitiva internacional de programa de intercâmbio no Canadá

Missão do Programa Futuros Líderes nas Américas segue até o próximo dia 16

• Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 11h25
imagem sem descrição.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é uma das duas únicas instituições de ensino superior brasileiras a integrar a Missão de Colaboração 2019 do Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP, da sigla em Inglês para Emerging Leaders in the Americas Program), que acontece até o próximo sábado, dia 16, no Canadá.

Com o objetivo de desenvolver acordos bilaterais, parcerias e mobilidade estudantil no âmbito do programa de intercâmbio, a missão irá visitar sete instituições de ensino superior canadenses nas cidades de Edmonton, Saskatoon, Regina, Brandon e Winnipeg.

A missão é formada por representantes de 14 países latino-americanos (Argentina, Bahamas, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, El Salvador, Honduras, Jamaica, México, Paraguai, Peru, São Cristóvão e Nevis, e Uruguai).

Além da UFCG, representada pelo assessor internacional Michel François Fossy, a comitiva do Brasil é integrada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Entre os dias 17 e 20 de novembro, a missão participará da 53ª Conferência Anual do Bureau Canadense de Educação Internacional (CBIE, da sigla em Inglês para Canadian Bureau for International Education, em Winnipeg. O evento contará com a presença de representantes de instituições canadenses e internacionais, de governos provinciais e federais, bem como de associações educacionais nacionais.

ELAP

Lançado em abril de 2009, o programa já contemplou mais de mil bolsistas brasileiros com bolsas de estudo na graduação, mestrado e doutorado em áreas de conhecimentos como Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Vida, Ciências Aplicadas, Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), entre outras. A prioridade é contemplar bolsistas que tenham como tema de estudo disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico.

O ELAP tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, além de consolidar as relações entre instituições de ensino brasileiras e canadenses. Ao concluírem seus estudos no Brasil, muitos participantes do Programa retornaram ao Canadá para dar seguimento a um mestrado ou doutorado.

(Ascom UFCG, com informações da Embaixada do Canadá)