Página inicial > Últimas Notícias > HUAC vai realizar ação no Dia Mundial do Diabetes
saúde

HUAC vai realizar ação no Dia Mundial do Diabetes

Exames dos pés diabéticos e verificação de glicemia capilar serão alguns dos serviços oferecidos

• Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 11h25

Na próxima quinta-feira, 14, Dia Mundial do Diabetes, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, vai realizar uma ação em alusão à campanha Novembro Diabetes Azul.

Quem chegar ao HUAC vai encontrar uma tenda montada na entrada do Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese), ofertando diversos serviços. A ação foi pensada com a finalidade de alertar a sociedade sobre a doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o diabetes é o terceiro maior fator de risco para o coração e controlar a doença reduz em 20% a possibilidade de um infarto ou AVC.

Das 7h30min às 11h, usuários do hospital e familiares vão contar com os seguintes serviços: verificação de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, exame dos pés diabéticos, orientações nutricionais e pesagem. Serão atendidas 250 pessoas durante a ação.

O evento tem a coordenação da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), e a participação dos médicos do ambulatório de endocrinologia, residentes e alunos, além dos setores de Serviço Social, de Nutrição e de Enfermagem.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) traz para a campanha deste ano o tema "Diabetes: Proteja sua Família".

Saiba mais

“O diabetes é uma doença endócrina caracterizada pela má absorção ou secreção da insulina pelo pâncreas. Com isso, acontece um desajuste e aumento dos níveis de glicose”, explicou a endocrinologista Alana Abrantes, Gerente de Ensino e Pesquisa do HUAC.

Sintomas

Fome frequente;

Sede constante;

Vontade de urinar diversas vezes ao dia;

Perda de peso;

Fraqueza;

Fadiga;

Mudanças de humor;

Náusea e vômito.

Formigamento nos pés e mãos;

Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;

Feridas que demoram para cicatrizar;

Visão embaçada.

Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas.

Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras.

Parar de fumar.

Praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias).

Manter o peso controlado.

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): saúde