Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório de Engenharia de Motocicleta da UFCG se prepara para torneio na Espanha
labem

• Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 11h09

A equipe Galo de Campina, do Laboratório de Engenharia de Motocicleta (LabEM/CCT), está contando os meses para embarcar para a Espanha e representar a Universidade Federal de Campina Grande no maior torneio da categoria, o VI MotoStudent, que vai acontecer no Parque Tecnológico del Motor de Aragón, em outubro de 2020.

A competição já está em sua fase teórica. Os estudantes devem enviar, nas datas delimitadas, o andamento do projeto. O trabalho consiste em construir uma motocicleta, desde o planejamento inicial até a etapa de colocar o protótipo na pista e correr.

Para a parte prática, inclusive, os campinenses já têm uma boa notícia: a equipe acertou com um piloto profissional. Ele virá de São Paulo para fazer o teste e embarcará também para a Espanha.

“Para pilotar, é preciso ter, além da carteira internacional, os cursos de formação exigidos. Ele tem tudo isso e vai ser um grande reforço para nós”, explicou o capitão da equipe, Matheus Teixeira.

Na Espanha, os alunos devem apresentar todo o projeto, em espécies de seminários e outras etapas, mas o torneio culmina em uma prova de velocidade, com todos os competidores na pista. “Tem equipe do mundo todo competindo. Apresentamos os planos industrial, de negócios, planejamento e criação em geral, e pilotos da própria competição realizam testes com o nosso protótipo, desde ergonomia, segurança e outras questões. Sendo aprovado, partimos para a última prova, que é a corrida propriamente dita. São 12 voltas no autódromo, e o vencedor ganha os pontos da etapa”, explicou Matheus.

O projeto é coordenado pelo professor Wanderley Amorim, da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica (UAEM/CCT).

(Ascom CCT/UFCG)

Assunto(s): labem