Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Plataforma desenvolvida na UFCG monitora ações do legislativo federal
Início do conteúdo da página
parlametria

Plataforma desenvolvida na UFCG monitora ações do legislativo federal

Ferramenta conta com parceria da Open Knowledge Brasil e da ONG Dado Capital

 

  • Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 12h55

Acompanhar como se posicionou cada deputado e senador nas votações, quais os seus vínculos e afinidades políticas e econômicas dentro e fora do Legislativo. É com este objetivo que foi lançada, no último dia 27 de novembro, a Plataforma Parlametria, desenvolvida pelo Laboratório Analytics, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com pesquisadores da Open Knowledge Brasil e da ONG Dado Capital.

 

O objetivo da plataforma é simplificar as informações, uma vez que tramitam no Congresso Nacional mais de 27 mil proposições e muitos dos dados disponibilizados são organizados em estruturas complexas ou em formatos que dificultam o acesso da grande maioria a informações tão robustas.

 

Com a ferramenta, é possível, por exemplo, verificar como votou cada parlamentar em temas sobre Meio Ambiente, Direitos Humano, Integridade e Transparência, Agenda Nacional e Educação, além de acompanhar, em termos percentuais, quais votos favoráveis à agenda do Governo.

 

Outro levantamento feito pela plataforma, e detalhado em reportagem do Jornal O Globo, foi que, apesar de ter sido vedado o financiamento de empresas nas campanhas eleitorais de 2019, 90% dos deputados contaram com doações de empresários - um montante de R$ 115,9 milhões -, o que demonstra que os laços entre os empresários e políticos continuam fortes, mudando apenas a forma das doações, que passaram a ser feitas pelos sócios dessas empresas como pessoas físicas.

 

Para o professor da UFCG, Nazareno Andrade, coordenador do Laboratório Analytics,  a intenção da ferramenta é disponibilizar informações e análises para que a sociedade civil possa se engajar e influenciar o trabalho do parlamento brasileiro nos diversos temas do seu interesse. “O que pretendemos com o estudo é mostrar como esses grupos econômicos seguiram atuando, mesmo depois da proibição do financiamento privado. Importante é o cidadão acompanhar o deputado que elegeu com base nessas informações”, ressalta.

 

Para mais informações, acesse: https://parlametria.org/home

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): parlametria
Fim do conteúdo da página