UFCG integra consórcio internacional de estudos sobre economia informal
Primeira Formação de Educadores do Projeto foi realizada semana passada na Unicamp
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participou na última semana, dias 10 a 13, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em SP, da Primeira Formação de Educadores do Projeto LatWork, consórcio co-financiado pelo programa Erasmus +, da União Europeia, formado por doze universidades da Europa e da América Latina, cujo objetivo é promover pesquisas acadêmicas relacionadas ao trabalho informal.
Dentre os temas debatidos, estão os principais problemas e desafios no atual contexto na economia informal (uberização), a comparação com a situação europeia sobre a informalidade, bem como o impacto da informalidade em diferentes dimensões, como etnia, gênero e classe social. Atualmente, estima-se que mais de 130 milhões de latino-americanos trabalham no mercado de trabalho informal.
Coordenado pela Universidade de Viña del Mar, do Chile, o consórcio é formado pela Universidade de Magallanes e Universidade San Sebastián, do Chile, Universidade Nacional de Rosário, Universidade Nacional do Litoral e Universidade de Buenos Aires, da Argentina; Universidad de Alicante, da Espanha; Universidade de Coimbra, de Portugal, e a Universidade de Aberdeen, no Reino Unido. Do Brasil, além da UFCG, fazem parte do projeto as universidades Federal da Paraíba (UFPB) e Estadual de Campinas (Unicamp).
A segunda Formação de Educadores se realizará na Universidade Nacional de Rosário, Argentina, em abril de 2020.
Veja aqui o vídeo de apresentação do projeto.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na página do projeto na internet.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais