Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG apresenta projeto de despoluição do Açude Velho
Início do conteúdo da página
labdes

UFCG apresenta projeto de despoluição do Açude Velho

Demonstração da tecnologia foi feita pelo professor Kepler França nesta quarta-feira, com a presença de secretários municipais

 

  • Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 16h19
imagem sem descrição.

O Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou na manhã desta quarta-feira, 18, às margens do Açude Velho, uma experiência na qual ficou demonstrada a possibilidade de despoluição das águas do principal cartão postal de Campina Grande.

 

Presenciada pelos secretários municipais Lucas Ribeiro, da Ciência e Tecnologia, Tovar Correia Lima, do Planejamento, e Renato Gadelha, da Agricultura, a demonstração comprovou que a universidade dispõe da tecnologia capaz de fazer a limpeza de reservatórios e tratar de águas doces poluídas.

 

“A experiência revelou as condições de potabilidade das águas do açude, após a aplicação de técnicas inovadoras desenvolvidas no nosso laboratório”, destacou o coordenador do Labdes, professor Kepler França, que, juntamente com os secretários municipais presentes, provaram da água despoluída do açude, numa demonstração de viabilidade da iniciativa.

 

Segundo o professor Kepler, a UFCG já dispõe de protótipo do projeto de engenharia destinado à montagem da estrutura a ser implantada nas bordas do Açude Velho, “mas o projeto piloto vai depender da decisão e das providências das autoridades, além do apoio dos órgãos de fomento e das indústrias que tenham condições de beneficiar um projeto deste porte”, afirmou.

 

Segundo Lucas Ribeiro, os testes servirão para ser elaborado um projeto que viabilize o uso da água, tanto para consumo como para a utilização em serviços domésticos ou outras alternativas.

 

“Foi um experiência exitosa, com tecnologia local. Eu mesmo bebi água do açude despoluída graças ao sistema de tratamento de despoluição e dessalinização. Tal iniciativa é fundamental, sobretudo para nós que vivemos em região de pouca água. Agora, vamos encaminhar ao prefeito os dados com relação aos custos, tempo de despoluição do Açude Velho. Temos que avançar e servir de modelo para todo o Brasil”, disse Renato Gadelha.

 

(Ascom UFCG, com dados da Codecom PMCG)

registrado em:
Assunto(s): labdes
Fim do conteúdo da página