Página inicial > Últimas Notícias > UFCG apresenta projeto de despoluição do Açude Velho
labdes

UFCG apresenta projeto de despoluição do Açude Velho

Demonstração da tecnologia foi feita pelo professor Kepler França nesta quarta-feira, com a presença de secretários municipais

• Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 16h19
imagem sem descrição.

O Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou na manhã desta quarta-feira, 18, às margens do Açude Velho, uma experiência na qual ficou demonstrada a possibilidade de despoluição das águas do principal cartão postal de Campina Grande.

Presenciada pelos secretários municipais Lucas Ribeiro, da Ciência e Tecnologia, Tovar Correia Lima, do Planejamento, e Renato Gadelha, da Agricultura, a demonstração comprovou que a universidade dispõe da tecnologia capaz de fazer a limpeza de reservatórios e tratar de águas doces poluídas.

“A experiência revelou as condições de potabilidade das águas do açude, após a aplicação de técnicas inovadoras desenvolvidas no nosso laboratório”, destacou o coordenador do Labdes, professor Kepler França, que, juntamente com os secretários municipais presentes, provaram da água despoluída do açude, numa demonstração de viabilidade da iniciativa.

Segundo o professor Kepler, a UFCG já dispõe de protótipo do projeto de engenharia destinado à montagem da estrutura a ser implantada nas bordas do Açude Velho, “mas o projeto piloto vai depender da decisão e das providências das autoridades, além do apoio dos órgãos de fomento e das indústrias que tenham condições de beneficiar um projeto deste porte”, afirmou.

Segundo Lucas Ribeiro, os testes servirão para ser elaborado um projeto que viabilize o uso da água, tanto para consumo como para a utilização em serviços domésticos ou outras alternativas.

“Foi um experiência exitosa, com tecnologia local. Eu mesmo bebi água do açude despoluída graças ao sistema de tratamento de despoluição e dessalinização. Tal iniciativa é fundamental, sobretudo para nós que vivemos em região de pouca água. Agora, vamos encaminhar ao prefeito os dados com relação aos custos, tempo de despoluição do Açude Velho. Temos que avançar e servir de modelo para todo o Brasil”, disse Renato Gadelha.

(Ascom UFCG, com dados da Codecom PMCG)

Assunto(s): labdes