Professor da UFCG participa de intercâmbio na Europa com orquestra do Piauí
Grupo fará concertos em Portugal e Espanha até o dia 6 de fevereiro
O professor Vladimir Silva, do curso de Música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está participando de um intercâmbio na Europa como assessor artístico e técnico da Orquestra Jovem Música Para Todos (OJMPT), da cidade de Teresina-PI. Na ocasião, o docente integrará concertos com o grupo nas cidades de Lisboa, Sintra, Évora, Coimbra, Covilhã, Porto, Vila Real, Lamego e Madri.
A expedição musical, que segue até o dia 6 de fevereiro, tem como objetivo divulgar as ações do “Música Para Todos” e, de modo geral, a música nacional, aproximando as culturas brasileira e portuguesa, assim como instituições dos dois países no desenvolvimento de ações conjuntas, incluindo o Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS), o FIMUS Jazz e o EuroFIMUS.
Sobre o grupo
A Orquestra Jovem Música Para Todos (OJMPT) foi criada em 2010 e tem se apresentado frequentemente em eventos artísticos e culturais, dentro e fora do Piauí, incluindo o Festival Internacional de Música de Campina Grande. O grupo já foi regido por diferentes maestros, incluindo Cássio Martins, Israel Menezes, Mateus Araújo, Sergei Eleazar de Carvalho, Vladimir Silva e, atualmente, Sílvio Rosário.
Para esta temporada, a orquestra viaja com uma formação mista, combinando flautas doces, violino, viola, violoncelo, vozes, piano e também percussão. O repertório contempla obras de Heitor Villa-Lobos, César Guerra-Peixe, Ernesto Nazareth, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Waldir Azevedo, Pixinguinha e Luís Gonzaga. As apresentações serão realizadas em importantes centros europeus, dentre os quais a Casa de Cultura Lívio de Morais, Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Museu Nacional da Música, Casa do Brasil e o Teatro Ribeiro Conceição.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais