Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFCG participa de intercâmbio na Europa com orquestra do Piauí
Início do conteúdo da página
música

Professor da UFCG participa de intercâmbio na Europa com orquestra do Piauí

Grupo fará concertos em Portugal e Espanha até o dia 6 de fevereiro

  • Publicado: Quinta, 16 de Janeiro de 2020, 10h04

O professor Vladimir Silva, do curso de Música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está participando de um intercâmbio na Europa como assessor artístico e técnico da Orquestra Jovem Música Para Todos (OJMPT), da cidade de Teresina-PI. Na ocasião, o docente integrará concertos com o grupo nas cidades de Lisboa, Sintra, Évora, Coimbra, Covilhã, Porto, Vila Real, Lamego e Madri.

 

A expedição musical, que segue até o dia 6 de fevereiro, tem como objetivo divulgar as ações do “Música Para Todos” e, de modo geral, a música nacional, aproximando as culturas brasileira e portuguesa, assim como instituições dos dois países no desenvolvimento de ações conjuntas, incluindo o Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS), o FIMUS Jazz e o EuroFIMUS.

 

Sobre o grupo

A Orquestra Jovem Música Para Todos (OJMPT) foi criada em 2010 e tem se apresentado frequentemente em eventos artísticos e culturais, dentro e fora do Piauí, incluindo o Festival Internacional de Música de Campina Grande. O grupo já foi regido por diferentes maestros, incluindo Cássio Martins, Israel Menezes, Mateus Araújo, Sergei Eleazar de Carvalho, Vladimir Silva e, atualmente, Sílvio Rosário.

 

Para esta temporada, a orquestra viaja com uma formação mista, combinando flautas doces, violino, viola, violoncelo, vozes, piano e também percussão. O repertório contempla obras de Heitor Villa-Lobos, César Guerra-Peixe, Ernesto Nazareth, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Waldir Azevedo, Pixinguinha e Luís Gonzaga. As apresentações serão realizadas em importantes centros europeus, dentre os quais a Casa de Cultura Lívio de Morais, Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Museu Nacional da Música, Casa do Brasil e o Teatro Ribeiro Conceição.

 

(Ascom UFCG)

 

 

registrado em:
Assunto(s): música
Fim do conteúdo da página