Página inicial > Últimas Notícias > Ex-professor da UFCG é o novo presidente da Capes
educação superior

Ex-professor da UFCG é o novo presidente da Capes

Nomeação de Benedito Aguiar foi publicada no DOU desta sexta-feira

• Publicado: Sexta, 24 de Janeiro de 2020, 14h40
imagem sem descrição.

Foi publicada na edição desta sexta-feira, dia 24, do Diário Oficial União (DOU), a nomeação do professor Benedito Guimarães Aguiar Neto para assumir a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Benedito Aguiar é professor titular aposentado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde foi diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

Aguiar sucede Anderson Correia, que chegou à presidência da Capes em fevereiro de 2019. Ele deixa a reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), onde esteve desde 2011.

A Capes, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), é responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. Investe na formação de recursos humanos de alto nível no País e exterior, atua na formação de professores da educação básica e promove cooperação científica internacional por meio de concessão de bolsas e fomentos à pesquisa, de avaliação e acesso, e divulgação da produção científica.

Formação

Benedito Guimarães Aguiar Neto é graduado (1977) e mestre em Engenharia Elétrica (1982) pela Universidade Federal da Paraíba, doutor na área pela Technische Universität Berlin, na Alemanha (1987), e pós-doutor pela University of Washington, nos EUA (2008). Em janeiro de 2013 foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pelo Gordon College, USA.

Trajetória acadêmica

Na UFCG, além de diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, nas áreas de Telecomunicações e Processamento de Sinais.

Na Universidade Mackenzie, além de reitor, foi membro dos conselhos Deliberativo e Universitário.

(Ascom UFCG, com dados da Capes e da Universidade Mackenzie)

Assunto(s): educação superior