Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Universidade Camponesa firma parceria com prefeituras do Sertão
unicampo

Projeto Universidade Camponesa firma parceria com prefeituras do Sertão

• Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 15h28

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet), integrado ao projeto Universidade Camponesa (UniCampo) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizou nesta quinta-feira, dia 12, reunião com o objetivo de firmar parceria com as prefeituras de Areia de Baraúnas, Quixaba, Cacimba de Areia e Passagem pela construção do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos e Gestão Ambiental Integrada.

Além da meta mais imediata, que é equacionar definitivamente o destino dos resíduos sólidos desses municípios, a parceria também promove a elaboração de estratégias de captação de recursos e promoção de projetos para o desenvolvimento local e sustentável das municipalidades envolvidas.

Proposições e metodologias foram discutidas para a arquitetura de estudos e ações visando à solução dos problemas imediatos e ao planejamento de metas a médio e longo prazo. Dada a urgência dos encaminhamentos, ficou acertado que o Nedet formulará uma proposta de trabalho a ser apresentada aos gestores municipais num prazo de 15 dias.

O encontro mediado pelo professor Márcio Caniello, coordenador da UniCampo e do Nedet, teve a participação das prefeitas Cláudia Macário Lopes (Quixaba), Maria da Guia Alves (Areia de Baraúnas), representantes dos outros dois municípios consorciados e de membros do núcleo de pesquisa e extensão.

Nedet

Fruto de projeto aprovado em Chamada Pública do CNPq (2014), o núcleo tem como objetivo contribuir para a consolidação da governança territorial como estratégia de desenvolvimento sustentável, por meio de articulação institucional e operacional da universidade com governos e sociedade civil, através de ações de pesquisa e extensão.

Assunto(s): unicampo