Página inicial > Últimas Notícias > Última semana de inscrições para programas de Assistência Estudantil da UFCG
prac

Última semana de inscrições para programas de Assistência Estudantil da UFCG

Estudantes devem fazer cadastramento prévio para liberação das inscrições online. Validação é feita presencialmente, nos protocolos setoriais

• Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 09h25

Terminam na próxima sexta-feira, dia 20, as inscrições do processo seletivo unificado para ingresso nos programas de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Período 2020.1.

Os interessados devem ficar atentos ao procedimento de validação do cadastro, uma vez que as inscrições este ano serão realizadas exclusivamente via Internet, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Ao todo, são ofertadas 597 vagas, sendo 397 distribuídas entre as modalidades de Residência (masculina e feminina), Restaurante e Auxílio Moradia (campus Campina Grande), e 200 vagas para o Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação (PAEG) em todos os sete campi da instituição: Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé. Serão reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Os programas de Assistência Estudantil visam ampliar as condições de permanência e conclusão de estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica na educação superior pública federal.

Para participar os estudantes precisam estar regularmente matriculados em cursos de graduação da UFCG; possuir renda per capita familiar (valor total dos rendimentos da família dividido pelo número de dependentes) menor ou igual a um salário-mínimo e meio; e atender aos critérios e normas do edital, incluindo os requisitos específicos para cada programa.

A seleção será feita por meio de análise de documentação, entrevista e visita domiciliar - caso necessária. Os programas seguirão calendários específicos de seleção, conforme edital.

Inscrições online

Todo o procedimento é feito online, porém, o estudante deverá ficar atento ao cadastro a ser realizado, cuja validação é feita presencialmente e é obrigatória para a liberação das inscrições.

O cadastro é realizado acessando o módulo “Usuários Externos” no portal SEI! UFCG, conforme orientações disponíveis no site https://pra.ufcg.edu.br/sei-ufcg.html.

Após o procedimento no Sistema, é necessário comparecer a um dos protocolos setoriais da UFCG para efetuar a validação, portando os seguintes documentos originais: RG, CPF, comprovante de residência atualizado e termo de validação do cadastro no SEI.

No prazo de um a dois dias úteis após o procedimento presencial, o estudante receberá um e-mail do Sistema confirmando a validação do cadastro, quando estará apto a realizar a inscrição para os programas de Assistência Estudantil. Em seguida, ele deve realizar login no SEI e abrir peticionamento selecionando o tipo de processo “Assistência Estudantil: Inscrição no processo seletivo para os programas”, em que deverá preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos comprobatórios da situação socioeconômica dispostos no edital.

Os documentos deverão ser digitalizados e organizados por categorias, conforme a ordem apresentada no edital, e cada categoria deverá ter seus documentos compactados em um único arquivo em formato PDF.  No caso em que o estudante não tenha o documento oficial exigido, declarações e/ou justificativas podem ser utilizadas em substituição ao citado documento oficial. Os modelos estão disponíveis na página da PRAC na Internet: https://prac.ufcg.edu.br/documentos.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (83) 2101.1731.

Acesse aqui o edital.

Assunto(s): prac